Apesar do país ainda se encontrar em fase de crise econômica, a previsão é de que a partir do segundo semestre de 2017, o cenário possa melhorar.
Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Nelson Soares Junior, ainda este ano a “folga” começa a surtir efeitos no bolso do consumidor e comerciantes.
“Nós esperamos que 2016 tenha sido um aprofundamento da crise de 2015, o fundo do poço e alguns indicadores mostram que 2017 não será um ano tão ruim como foi 2016”, explica
O período de Carnaval deste ano traz boas expectativas para o comércio. As festividades na capital são mais tímidas, porém a semana de folia deve agregar mais movimento ao comércio.
A CDL prevê que as vendas sejam alavancadas em cerca de 3 a 4% no período e algumas lojas específicas devem faturar um pouco mais, totalizando cerca de 5 a 6% a mais de vendas no período.
Como é o caso, por exemplo, da loja Isa artigos de danças e fantasias, que oferece produtos voltados à este segmento. O proprietário da loja, Rodrigo Cuiabano, disse à reportagem do Mato Grosso Econômico que nesta época a estimativa de vendas é de 10 a 15% a mais do que nos demais períodos do ano.
“Apesar de ser um tempo de crise, a gente espera aumentar as vendas porque oferecemos produtos de qualidade com custo acessível”, afirmou.
Localizada em uma região nobre de Cuiabá, a loja oferece produtos variados para públicos que buscam roupas, brindes e acessórios para curtir os dias de folia.
A gerente administrativa Juliana de Almeida Dias, explica que constantemente a loja busca alternativas para promover as vendas, manter o movimento e fidelizar os clientes.
“Nós estamos sempre inovando e buscando adequações para ampliar as vendas neste período”, afirma a gerente.