A expectativa das vendas do varejo para o dia dos namorados deste ano deve ser de 5% maior que o ano passado, segundo a União dos Lojistas de Shoppings Centers (Unishop).
Conforme o presidente da Unishop, Junior Macagnam, esta é a terceira data com maior fluxo de vendas para o comércio. “No dia dos namorados existe a reciprocidade, o casal troca presente e isto aquece ainda mais o comércio, não é como no dia das mães, por exemplo, que apenas uma pessoa é presenteada”, afirma Junior.
Ainda de acordo com o presidente da Unishop, o otimismo dos lojistas é em razão dos resultados do dia das mães, que após anos em queda registrou aumento neste ano. “O dia das mães foi um bom sinal para a economia, a tendência é que a partir de agora o setor se estabilize e volte a crescer,” conclui.
Para alguns setores do varejo o dia dos namorados supera o dia das mães e com isso se torna a segunda melhor data para o comércio. “Serviços como o de confecções e calçados, por exemplo, registram números melhores que no dia das mães. A perfumaria também é um departamento bastante procurado pelos casais” pontua Junior.
DADOS
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas devem ser 2,5% maiores que em 2016. Segundo pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 92 milhões de brasileiros devem presentear alguém no Dia dos Namorados. A previsão é de que o movimento injete cerca de R$ 11,5 bilhões de reais na economia.
Dados da CNDL e o SCPC mostram ainda que 30% das pessoas que pretendem comprar algum presente nesta data dizem que vão escolher roupas para seus parceiros. O segundo tipo de presente mais citado pelos entrevistados da pesquisa foi cosmético, com 18%.