Ranking Educação

FAIPE é classificada entre as melhores faculdades de Cuiabá pelo terceiro ano consecutivo

É o terceiro ano consecutivo que a FAIPE obtém nota 4, considerada entre as mais altas do mercado local. Apenas três instituições de Cuiabá obtiveram essa nota. O indicador mede uma escala de 1 a 5.
21-12-2018
Fonte: Redação
Foto: MT Econômico

A faculdade FAIPE foi considerada uma das melhores instituições de ensino de Cuiabá, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

A pesquisa divulgada na terça-feira (18) mediu o indicador do Índice Geral de Cursos (IGC) que é avaliado com base no ano anterior, portanto, refere-se a 2017. No ano que vem, será divulgado o resultado referente a 2018. Todos os anos a pesquisa é publicada e serve como parâmetro para os alunos identificarem as melhores instituições do mercado.

O IGC é o indicador que avalia as instituições públicas e privadas de ensino superior (universidades, centros universitários e faculdades), calculado com base na média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) dos últimos três anos. Em resumo, é a soma da qualidade dos cursos que cada instituição de ensino oferece.

É o terceiro ano consecutivo que a FAIPE obtém nota 4, considerada entre as mais altas do mercado local. Apenas três instituições de Cuiabá obtiveram essa nota. O indicador mede uma escala de 1 a 5. Nenhum centro de ensino de Mato Grosso obteve nota 5. A nota máxima foi 4, considerada excelente pelos especialistas em educação e também comparando com o mercado geral.

O Brasil tem mais de 2 mil instituições de ensino superior, mas só 35 (1,6%) delas conseguiram atingir o conceito máximo do Índice Geral de Cursos (IGC).

Segundo Cláudio Brandão, diretor acadêmico da FAIPE, o segredo do sucesso da faculdade é uma somatória de diversos esforços.

“Na minha opinião, o compromisso que temos com a educação de um modo geral, nos diferencia no mercado. Temos cuidado com a seleção dos professores, que quando entram na Faipe, independente da titulação, passam por um processo seletivo interno. Nos preocupamos com os indicadores de avaliação, implementando pesquisas para medir a satisfação dos alunos, além de estarmos sempre antenados nas tendências e mudanças que o mercado exige, adaptando nossa grade de ensino”, disse Cláudio Brandão em reportagem ao MT Econômico.

Segundo o diretor acadêmico, em 2015 a FAIPE chegou a ser a melhor instituição de Cuiabá, sendo a única com nota 4, ficando na frente de gigantes educacionais do mercado local.

Melhores e piores

Este ano, a FAIPE está acompanhada da UNIVAG e UFMT que também tiraram nota 4. A UNIC que já teve muita tradição de ensino, obteve nota 3, juntamente com a UNEMAT e FEICS. Entre as instituições de Cuiabá com piores notas estão o ICEC, FAUC e Afirmativo. Todas obtiveram nota 2 na pesquisa divulgada pelo INEP/MEC.

Sobre a FAIPE

A FAIPE possui mais de 600 alunos nos cursos de graduação e pós-graduação de Cuiabá. Está presente também, em 15 estados do país com cursos de especialização.

Atuante no mercado desde 2007, com capacitações de curta duração, mais especializadas, obteve em 2012, credenciamento do MEC para ofertar cursos de ensino superior, mais duradouros. Atualmente a FAIPE oferece cursos nas áreas de administração, ciências contábeis, direito, marketing, recursos humanos, educação física, entre outros nas áreas de saúde e gestão.

A instituição também está credenciada para oferecer financiamento estudantil (FIES), além do PROUNI, programas federais que facilitam a entrada de alunos no ensino superior. Possui também, programas de bolsas e descontos especiais aos novos alunos.

Mais informações

A FAIPE fica localizada no bairro jardim Cuiabá e está entrando de recesso do dia 21 de dezembro a 07 de janeiro, mas está atendendo neste período pelo whatsapp (65) 98412-4161 para mais informações ou pelo site www.faipe.edu.br. O telefone fixo é (65) 3624-7544.

Clique no botão abaixo e faça download do ranking completo do Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições de ensino de Mato Grosso

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS



FINANÇAS PESSOAIS