Mato Grosso, Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2019

Mauro Mendes resolve receber prefeitos

10-01-2019
Fonte: Redação
Foto: Reprodução

Apesar de ter anunciado que primeiro cuidaria dos problemas do caixa do governo e depois receberia os prefeitos em fevereiro, o governador Mauro Mendes (DEM) mudou de planos e acabou recebendo nesta terça-feira (08) uma comitiva de 30 prefeitos que representam a nova diretoria da Associação Mato-grossense dos Municípios comandada por  Neurilan Fraga.

Na comitiva havia prefeitos de Tangará da Serra, Marcelândia, Colíder onde Mauro falou sobre recursos públicos, Fethab, Saúde, Transporte escolar e Infraestrutura e de parceria com os municípios.

”Estamos sim preocupados com os repasses atrasados, mas estamos saindo satisfeitos desta reunião com a abertura do governo aos gestores municipais”, observou Neurilan.

Além das cobranças, a AMM propôs ao governo do Estado um projeto lei que prevê mudanças no Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). “Propusemos a extinção dos Fethabs 1 e 2 e a criação do Fethab Mato Grosso, com a sugestão de majorar o valor da contribuição, agregando a cana de açúcar e o milho”, explicou Neurilan.

Em pelo menos duas oportunidades, Mendes já havia dito que pretende fazer uma grande reunião com os prefeitos em fevereiro e a intenção foi reforçada.  Antes ele quer ter todas as informações confirmadas para só então poder se comprometer com os Municípios.

Dados da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) apontam que somente a dívida da Saúde dos Municípios chega à cerca de R$ 160 milhões, incluindo os recursos da atenção básica, média e alta complexidade e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em relação ao transporte escolar, o Estado ainda não repassou o montante aproximado de R$ 23 milhões.