O ronco dos motores antigos, o brilho das carrocerias reluzentes e o embalo do rock nacional transformaram Cuiabá na capital da nostalgia automobilística no final de semana. O Classic Pantanal, realizado nos dias 6 e 7 de junho, no Parque Novo Mato Grosso, consolidou-se como o maior encontro de carros antigos do Brasil, reunindo mais de 500 veículos e muitos visitantes.

Mais do que uma celebração à memória automotiva, o evento movimentou a economia da baixada cuiabana, aquecendo setores como hotelaria, gastronomia, comércio e turismo. Famílias inteiras, empresários, colecionadores e apaixonados por carros clássicos lotaram o parque, que se revelou um novo polo para grandes eventos em Mato Grosso. O MT Econômico foi conferir de perto e traz uma matéria especial sobre o tema aos leitores.
A feira de empreendedorismo, turismo e lazer atraiu cuiabanos, turistas e empresários de diversos segmentos, entre eles, do setor de motocicletas Maik Fernando Alencar, que ao lado da esposa, Francyelle Locatelli, expôs suas motos e elogiou a estrutura do evento e destacou o impacto nos negócios.
“Esse espaço é uma verdadeira revolução para Mato Grosso. Já tivemos aqui motocross, agora carros antigos. O parque é multifuncional e tem um futuro grandioso. Quando fui convidado, achei que seria apenas uma mostra, mas me surpreendi com o profissionalismo de quem está organizando. Precisei me adaptar, melhorar meu estande. O público tem comparecido em peso, perguntando, se interessando. Já preenchemos mais de 20 fichas de clientes. Inclusive, um deles me disse que volta na segunda-feira para fechar negócio. Isso prova que esse tipo de evento tem que acontecer com mais frequência, relatou ao MT Econômico“.

Logo ao lado, entre os carros e a música ao vivo, o músico cuiabano Marcos Vinícius Fachin curtia o evento com a esposa, a filha e os pais. Para ele, o Classic Pantanal oferece muito mais do que apenas carros: “A estrutura está perfeita. É um evento que mescla entretenimento com oportunidades de negócios, atraindo não só quem gosta de carro, mas também aqueles que querem passear, curtir música, fazer negócios. Vou falando para os amigos e parentes: vão conhecer, porque é bonito, é fantástico. Esse lugar tem tudo para se tornar o novo polo de eventos do estado, por estar próximo da Chapada, do Manso. Une turismo, lazer e desenvolvimento econômico. É um acerto total”.

A programação foi reforçada por apresentações musicais e pelo grande show nacional da banda Biquíni Cavadão, que trouxe ainda mais emoção à noite cuiabana. Para muitos, a nostalgia foi dupla: dos carros e das músicas que marcaram época. Entre os entusiastas estava Jorge Roberto dos Reis, integrante do Clube do Carro Antigo de Cuiabá, que relatou a emoção de manter viva essa tradição: “Entrei há pouco tempo no clube, mas já me envolvi completamente. Preservar esses veículos é como manter viva uma parte da história. O público mais jovem se encanta, pergunta sobre os modelos, os anos. Muita gente se emociona, lembra do carro do pai, do avô. E é difícil falar em preço, porque tem muito valor sentimental. É um patrimônio afetivo. Eu mesmo tenho uma C10 de 1979, que já carrega histórias de conhecidos e da família. Ver esses carros circulando hoje nas ruas de Cuiabá é como fazer uma viagem no tempo”.

O governador Mauro Mendes (União Brasil) prestigiou o evento e fez questão de compartilhar sua ligação afetiva com os carros antigos: “Essa Rural que está exposta, e na qual dei uma volta, me fez lembrar do meu pai, quando morávamos no sítio em Goiás. Eu era pequeno, não podia dirigir, mas já sonhava com isso. Meu primeiro carro foi um Fiat 147, que eu tinha que empurrar todo dia de manhã. O primeiro carro zero que comprei foi um Tempra. O brasileiro tem uma relação muito especial com carros. O Classic Pantanal é uma homenagem a essas memórias. Além disso, o Parque Novo Mato Grosso será um dos maiores espaços para eventos da América Latina, com estrutura para shows, autódromo, kartódromo, skate park e muito mais. Esse evento já mostra do que somos capazes”.

O deputado estadual Paulo Araújo (PP), um dos idealizadores e apoiadores do evento, enfatizou o impacto positivo que o Classic Pantanal trouxe para o turismo e para a imagem de Mato Grosso: “Estamos realizando aqui o maior evento do Brasil nesse segmento. E não é só uma exposição de carros, é um grande estímulo ao turismo e à economia local. Pessoas vieram de outros estados e aproveitaram para conhecer a Chapada, o Pantanal, os bares da cidade, nossas churrascarias. Isso movimenta tudo. O parque está apenas começando, mas já é motivo de orgulho para nós. Tem carro aqui de 1924 até supermáquinas modernas. E a ideia é seguir nesse caminho: mais eventos, mais oportunidades para mostrar a força de Mato Grosso, disse em entrevistao ao MT Econômico”.
Parque Novo Mato Grosso: futuro em construção
Apesar de ainda estar em fase de obras, o Parque Novo Mato Grosso já vem se consolidando como o principal centro de eventos do estado. De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil Fábio Garcia, o local será entregue por etapas e contará com autódromo para corridas noturnas, kartódromo, skate park, aquapark, centro de eventos, espaço para shows com capacidade para 80 mil pessoas e até a maior roda-gigante da América Latina.

“É um parque único, com uma estrutura nunca antes vista. À medida que cada atração for sendo finalizada, será liberada ao público. Até o fim do ano que vem, a maioria dos atrativos estará concluída. Esse parque vai colocar Mato Grosso em um novo patamar de turismo, esporte e entretenimento, ressaltou em depoimento entusiasta ao MT Econômico”.
Veja abaixo fotos do evento
Fotos MT Econômico