Em um movimento inédito para fortalecer a imagem do agronegócio de forma lúdica e educativa, o Sistema Famato/Senar lançou, nesta quarta-feira, 18, em Cuiabá, uma parceria com a MSP Estúdios, criadora da Turma da Mônica. A iniciativa tem como foco a produção de conteúdos voltados ao público infantojuvenil, utilizando a figura carismática de Chico Bento para contar a verdadeira história da agropecuária de Mato Grosso, com ênfase na sustentabilidade, tecnologia e no orgulho de viver no campo.
Segundo apurado pelo MT Econômico, o projeto visa aproximar o meio urbano do rural, desmistificando estereótipos e valorizando o papel do produtor rural. Para o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, a conexão com os personagens da Turma da Mônica, especialmente o Chico Bento, foi imediata.
“A gente viu essa conexão com os produtos do agro. O Chico Bento é um personagem rural, sempre descalço, defendendo a legalidade, a gestão ambiental, a sustentabilidade. Isso despertou em nós o interesse de usar esse universo para conectar o campo à cidade”, afirmou Tomain, durante o lançamento.
O conteúdo será produzido em formato de quadrinhos, vídeos e outras mídias educativas. A ideia é trabalhar temas como preservação ambiental, valorização da agricultura familiar, sucessão no campo e inovação tecnológica com linguagem acessível para crianças e adolescentes, mas com impacto também nos adultos.

“Nada melhor do que um personagem que fala a língua de todos nós. Esse material vai entrar nas casas e será lido por pais, mães e avós. O foco é educativo, mas também cultural, mostrando o lado verdadeiro do agro mato-grossense”, destacou o presidente da Famato em entrevista ao MT Econômico.
Além de atingir as escolas do estado, a expectativa é que o projeto alcance nível nacional, e até internacional, por meio das plataformas digitais da MSP Estúdios.
Alcance gigante
Rodrigo de Medeiros Paiva, diretor de licenciamento da MSP Estúdios, enfatizou à reportagem que a parceria representa um marco histórico. A escolha do Chico Bento para protagonizar esse projeto se deve à sua forte identidade com o Brasil rural, além de sua já consolidada posição como um dos personagens mais amados da Geração Alpha.
“Chico Bento nasceu como uma inspiração do Jeca Tatu, mas hoje representa a força e a contemporaneidade do agro. Ele evolui com o setor, acompanhando a realidade tecnológica, moderna e inovadora do campo”, explicou Paiva.

Ainda segundo o executivo, uma única revistinha da Turma da Mônica chega a ser lida por até quatro pessoas, ampliando exponencialmente o impacto do conteúdo. “Uma professora nos escreveu dizendo que comprava por causa do pai de 90 anos. Isso mostra a força multigeracional da Turma”, contou ao MT Econômico.
A MSP é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil. São mais de 1 bilhão de revistas vendidas, com presença em mais de 4 mil produtos licenciados, 20,9 milhões de inscritos no YouTube e presença digital que ultrapassa os 12 bilhões de visualizações.
Foco na sucessão rural
De acordo com o presidente da Famato, um dos objetivos centrais da parceria é fortalecer o vínculo das novas gerações com o campo, valorizando o legado familiar e combatendo o êxodo rural.
“Essa juventude precisa entender que o campo é um meio de oportunidades. Hoje, os filhos já sabem o valor do patrimônio que têm. Muitos vão se capacitar e voltam para trabalhar na atividade da família. É disso que estamos falando, qualidade de vida e orgulho de ser do campo”, ressaltou Tomain.
O projeto também será integrado às ações do Senar, como o Cine Senar, que já impactou 19 mil crianças. Existe uma mobilização crescente para consolidar ações educativas em todos os municípios do estado, com apoio dos sindicatos rurais.
“Estamos adquirindo mais unidades de saúde, ampliando os mutirões, que saltaram de 30 para 240 eventos. Tudo isso é assistência para o homem do campo, com saúde, educação, lazer. E agora, com cultura e formação também”, completou o presidente do Sistema Famato.
Reinvenção digital sem perder raízes
A Turma da Mônica se adapta aos novos tempos. Paiva explicou em entrevista ao MT Econômico que os conteúdos serão veiculados em diversos formatos, como gibis impressos, webséries e vídeos para redes sociais e plataformas como YouTube.
“O artista tem que estar onde o povo está. Hoje, adaptamos as histórias para as interfaces digitais. A Turma da Mônica segue relevante porque convive com os novos personagens da internet, mas mantém sua presença como conteúdo permanente”, afirmou.
Perspectiva de longo prazo
A parceria tem início imediato e já possui materiais prontos para divulgação. A intenção, segundo a Famato, é avaliar os resultados e, conforme a aceitação, ampliar o alcance.
“A própria MSP quer que isso continue por muito tempo. Estive com o Maurício de Sousa em São Paulo, e ele ficou muito feliz com essa união. É novo para eles e para nós. Mas vai ser grande. Vai rodar o Brasil todo, o mundo todo”, garantiu Tomain.
O projeto também poderá contar com apoio da Secretaria Estadual de Educação para alcançar as escolas públicas.
“O agro é educativo, é sustentável, é inovador. E agora, com a Turma da Mônica, vamos contar isso de forma que todas as gerações entendam e se orgulhem”, concluiu o presidente.
O evento ainda contou com uma Feirinha da Turma da Mônica onde os convidados e imprensa puderam saborear e levar para casa diversas frutas.
Veja abaixo fotos do evento
Quer acompanhar as principais notícias de Economia, Política e Negócios de Mato Grosso? Clique aqui e entre no grupo