O secretário de Infraestrutura de Mato Grosso, Marcelo Padeiro, afirmou que o projeto para construção do Túnel no Portão do Inferno, localizado na MT-251, entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, deve ficar pronto no mês de outubro.
Orçado em quase R$ 30 milhões e sob responsabilidade da empresa Lotufo Engenharia e Construção, as obras estão paralisadas há dois meses. A construção deste túnel deve ser realizada a partir de um projeto chamado “engenharia de valor”, que já foi aprovado e será apresentado à Justiça Federal.
O projeto original para o Portão do Inferno previa o retaludamento do penhasco com retirada de parte do maciço rochoso e a criação de degraus para conter os deslizamentos, recuando a estrada em dez metros. Segundo Padeiro, a escolha por essa solução não foi um erro, mas que, na verdade, houve um impasse devido às restrições de legislação ambiental e à localização da obra dentro de um Parque Nacional.
Padeiro estima que o valor gasto até agora, ainda no projeto de retaludamento, ficou em torno de R$ 7 milhões, dos R$ 30 milhões previstos para a totalidade. Para o novo projeto do túnel, ainda não há uma estimativa de custo.
A obra no Portão do Inferno, orçada em R$ 29,5 milhões e sob responsabilidade da empresa Lotufo Engenharia e Construção, foi anunciada em março de 2024 com prazo de 120 dias para ser finalizada. O projeto original previa o retaludamento, com retirada de parte do maciço rochoso e criação de degraus para conter deslizamentos, recuando a estrada em dez metros.
No entanto, a paralisação se deu após novos dados geológicos revelarem “inconsistências nos estudos iniciais”. O governador Mauro Mendes informou que a empresa encontrou “dificuldades” e que análises aprofundadas indicaram “quase uma impossibilidade de prosseguir naquela rota inicial”, devido ao tipo de solo.
A nova licitação, anunciada pelo Governo, adotará o modelo de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi). “Assim que a nova solução foi aprovada, o projeto básico para a licitação já está sendo elaborado. Será no modelo RDCi, e a Secretaria me garantiu que, em agosto, o edital estará publicado”, disse o governador recentemente.
SEM CONSENSO – O deputado estadual Wilson Santos (PSD) criticou o posicionamento do governo do Estado. Durante a sessão plenária de ontem (3), o parlamentar cobrou um novo pronunciamento e defendeu uma solução definitiva que assegure a segurança e a integridade dos motoristas que utilizam a região.
“O secretário Fábio Garcia deu uma entrevista à imprensa, ontem, que me causou muita curiosidade. Como sou amigo dele, quero que refaça essa entrevista, pois ele afirmou que durante a gestão do governador Mauro Mendes não haverá solução do imbróglio para o Portão do Inferno. Anteontem, morreu em uma mata fria, um pintor da aldeia Velha, caiu da moto e bateu a cabeça. Até quando vamos ver o sofrimento da população de Chapada de Guimarães que trafegam neste trecho?”, disse o deputado.
Desde novembro de 2023, quando foi registrado o primeiro deslizamento de terra na via, uma das propostas iniciais aplicadas pela gestão foi o retaludamento da pista, iniciado em março de 2024. Essa ação previa a criação de taludes para conter deslizamentos de terra e rochas, mas não foi eficaz na estabilização do paredão rochoso. Diante disso, o Governo do Estado propôs uma nova alternativa com a construção de um túnel para permitir o fluxo contínuo de veículos sem comprometer o potencial turístico e ambiental, com o edital de licitação da obra previsto para o próximo mês de outubro.
Segundo Wilson Santos, é preciso que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) abra as portas e possa ouvir pelo menos três geólogos de referência e responsáveis pela implantação do curso de geologia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “Esses grandes geólogos do estado, são gigantes, mas a Sinfra tem ouvido gente de Brasília e de vários lugares. Já, quebrou a cara com o retaludamento e vai ter problemas se tentar fazer o túnel. Queremos que receba os geólogos de Mato Grosso que conhecem na palma da mão a problemática do Portão do Inferno”, comentou.
Ele salienta que dentro da Sinfra existe o projeto e a solução técnica com estudos feitos há 12 anos, que comprovam que a solução é a construção de um viaduto sobre o grande buraco do Portão do Inferno. “Já quebramos a cara com o retaludamento, os geólogos avisaram que não iria dar certo. E estão dizendo também que é um outro risco construir o túnel. Uma rocha frágil. É arenito e não é quartzito, não é material resistente, é arenito de areia, que esfarela com tranquilidade. Estamos alertando. O viaduto pode ser mais caro, mas o estado vive em um bom momento econômico financeiro”, esclareceu o parlamentar.
Chapada dos Guimarães é um dos principais destinos turísticos de Mato Grosso, atraindo milhares de visitantes e movimentando a economia local. Com os problemas estruturais persistentes, o trânsito na MT-251 foi bloqueado diversas vezes, obrigando motoristas a utilizarem rotas alternativas com até 150 quilômetros de percurso – passando pela BR-364 ou MT-246. A crise também afetou diretamente o comércio local, com fechamento de estabelecimentos e prejuízos financeiros.
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