Mato Grosso dá um passo histórico para fortalecer sua inserção internacional com a chegada da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura – ITALCAM. A implantação oficial ocorrerá no próximo dia 19 de setembro, durante o jantar “Una cena della comunità italiana”, no Buffet Ágora, em Cuiabá, que reunirá autoridades diplomáticas da Itália, lideranças políticas e empresariais e representantes da comunidade ítalo-brasileira.
A Câmara terá representação no estado por meio de Andre Schelini, Delegado Regional da ITALCAM, e de Jandir Milan, que assume como Conselheiro.
A IMPORTÂNCIA PARA MATO GROSSO – Para o vice-presidente da ITALCAM, Fábio Ongaro, a criação da representação em Mato Grosso é um marco estratégico: “A presença da Câmara insere o estado no mapa das relações bilaterais Brasil–Itália. Mato Grosso já é reconhecido mundialmente pelo agronegócio, mas busca também diversificação em áreas como tecnologia, energias renováveis e logística. A ITALCAM aproxima o estado de um ecossistema empresarial italiano que é referência em inovação, design e indústria de alto valor agregado. É abrir um canal direto de diálogo, negócios e cooperação.”
O PAPEL INSTITUCIONAL – Ainda segundo Ongaro, a Câmara atuará como uma ponte confiável entre os dois países: “Teremos como missão facilitar conexões comerciais e institucionais, promover missões empresariais, apoiar juridicamente e tecnicamente investidores e estimular parcerias acadêmicas e tecnológicas. Nosso papel central será oferecer credibilidade e suporte prático a quem deseja transformar oportunidades em resultados concretos.”
SETORES ESTRATÉGICOS E VISÃO DE FUTURO – O diretor executivo da ITALCAM, Fábio Selan, destacou os setores prioritários para os primeiros movimentos da Câmara em Mato Grosso: “Estamos olhando para a agroindústria, infraestrutura e logística, energia limpa e economia circular, além de segmentos tradicionais da Itália como moda, design e alimentação de qualidade. São áreas em que a cooperação pode gerar resultados imediatos e sustentáveis.”
Selan também projetou as metas para os próximos anos: “Queremos consolidar a presença italiana como parceira estratégica de Mato Grosso, formando uma rede sólida de empresários e instituições, influenciando políticas de comércio e desenvolvimento e colocando o estado no radar de investidores italianos e europeus. Também esperamos valorizar a comunidade ítalo-brasileira, criando oportunidades que conectem as raízes culturais ao dinamismo econômico contemporâneo.”
INTEGRAÇÃO CULTURAL, EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA – Para o Delegado Regional da ITALCAM em Mato Grosso, Andre Schelini, a iniciativa vai além das transações comerciais: “Mais do que negócios, a Câmara pode se tornar um catalisador de integração cultural, educacional e tecnológica. Queremos promover programas de intercâmbio acadêmico, difundir a língua e a cultura italiana, valorizar a gastronomia, o cinema e a arte, além de incentivar transferência de tecnologia em setores-chave. Isso cria um vínculo de longo prazo, que amplia o impacto e fortalece as relações entre Brasil e Itália.”
Fonte: Câmara de Comércio Italiana