Foi realizado na noite desta sexta-feira (19) um jantar em comemoração ao Dia da Comunidade Italiana em Mato Grosso, instituído pela Lei nº 8.129/2004 e celebrado anualmente em 19 de setembro.
O evento organizado pelo Circolo Italiano de Cuiabá e parceiros contou com a presença do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, do cônsul geral Domenico Fornara, da vice-cônsul honorária de Mato Grosso, Marli Deon Sette, representantes da Câmara do Comércio Italiana de São Paulo, que será implantada em breve em Mato Grosso, autoridades políticas, gestores de entidades, lideranças empresariais e convidados.
Alessandro Cortese, embaixador da Itália no Brasil lembrou que o Dia da Comunidade Italiana em Mato Grosso é celebrado na mesma data de San Gennaro, em memória litúrgica da Igreja Católica associado ao fenômeno da “liquefação” do sangue do santo. “Para mim, isso é de grande importância, aconteceu esse milagre em Nápoles e comemoramos todo ano”.
San Gennaro foi um bispo da região da Itália no final do século III e início do século IV, conhecido por sua fé e bondade. Foi perseguido por sua crença cristã e seu sangue foi coletado por devotas e preservado em ampolas. O sangue de San Gennaro quando exibido em público, passa pelo “milagre da liquefação”, ou seja, se torna líquido.
Anualmente é realizado um evento em Nápoles, na Itália, onde seu sangue é venerado e exibido na catedral da cidade. No Brasil, a festa de San Gennaro é celebrada em São Paulo nessa mesma época do ano, no bairro da Mooca, que tem forte presença de imigrantes italianos. A data comemorativa costuma durar cerca de um mês na capital paulista e inclui elementos religiosos, gastronômicos e culturais.
O embaixador também lembrou como é recebido pela comunidade italiana nas cidades em que ele visita. “Sou sempre extremamente orgulhoso, como embaixador e como italiano de ver uma comunidade tão vibrante, tão elegante, que contribui em todos os lugares com a economia, no comércio, na cultura, na política”, ressaltou Cortese.
O cônsul geral Domenico Fornara também agradeceu a presença de todos e elencou as três prioridades do consulado: cuidar dos italianos que moram em território brasileiro, ouvindo a necessidade da comunidade, promover a cultura italiana e realizar o intercâmbio de negócios entre o Brasil e a Itália.
“Mato Grosso é um estado enorme com muitas oportunidades e pode ter boas conexões no agronegócio, na tecnologia e em outras áreas. É uma grande honra ver a abertura de um escritório da nossa Câmara do Comércio em Mato Grosso através do Fabio Ongaro, do Fabio Selan e também do André Schelini, que será o representante da Câmara aqui. Isso é muito importante para promover negócios entre a Itália e Mato Grosso”, destacou Fornara.
A vice-cônsul honorária de Mato Grosso, Marli Deon Sette lembrou o importante apoio das autoridades locais para que o trabalho do consulado seja desenvolvido. “Agradeço o apoio do estado de Mato Grosso, da Assembleia Legislativa, da prefeitura de Cuiabá e não posso esquecer de mencionar, especialmente o Jandir Milan, que desde o princípio esteve junto com a gente”.
Marli também recordou que quando começou sua trajetória como vice-cônsul na capital mato-grossense, no ano de 2018, muitos serviços ainda não eram oferecidos localmente, apenas uma ‘missão consular’ onde membros do consulado de São Paulo vinham para Cuiabá uma vez por ano atender a comunidade italiana de Mato Grosso. No entanto, era uma quantidade grande de pessoas que precisava de atendimento e gerava tumulto, mas isso mudou com a chegada do cônsul Domenico. “Essa realidade melhorou com a chegada do nosso cônsul Domenico, onde tenho muito carinho e admiração. Hoje é algo constante, temos alguns dias definidos de cada mês em Cuiabá, onde fazemos atendimento e as pessoas de Mato Grosso não precisam mais se deslocar para São Paulo, economizando tempo e dinheiro de cada um que precisa do consulado. Isso nos trouxe muita alegria”, evidenciou Marli.
O vice-presidente da Câmara Italiana de São Paulo, Fabio Ongaro esteve em Cuiabá há três anos atrás, num seminário do Sebrae e se surpreendeu com o Estado e o povo mato-grossense. “Esse é um estado de pessoas que tem muita vontade de fazer, que olha para o futuro, que tem coragem de olhar para fora do Brasil, para o mundo”.
Ongaro também anunciou com satisfação uma novidade para o setor de negócios de Mato Grosso. “Após três anos, estou aqui de novo, e não poderia ser melhor dia do que esse, para anunciar que a Câmara de Comércio de São Paulo vai abrir a própria sede em Cuiabá, através do André Schelini e do Jandir Milan para criar pontes entre o Mato Grosso e a Itália, do ponto de vista cultural e econômico, gerando oportunidades de negócios para ambas as partes. Fizemos isso em São Paulo e deu certo com o apoio da comunidade local e tenho certeza de que tendo o apoio de todos vocês poderemos ter sucesso e trazer um valor agregado importante para a comunidade de Mato Grosso”, complementa.
Marcos Crepaldi, presidente do Circolo Italiano destacou a importância do povo italiano espalhado pelo Brasil e por Mato Grosso. “Na agricultura, na música, no comércio e claro, na mesa farta que une famílias, os italianos ajudaram a construir Mato Grosso, cidades como Cáceres, Cuiabá, Rondonópolis, Campo Verde, entre outras, trazendo consigo, o espírito do trabalho, a dedicação à família e o amor à cultura, seja através das pessoas ou de instituições como o Circolo que lutam para manter essa herança viva. Nosso papel como Circolo Italiano de Cuiabá, é justamente esse, honrar o passado e projetar o futuro preservando a língua, as festas, as histórias mas também, abrir caminhos para novas oportunidades acadêmicas, culturais e comerciais aproximando ainda mais a Itália do nosso Estado”, salientou.
O prefeito de Cuiabá e associado ao Circolo Italiano de Cuiabá Abilio Brunini, descendente de italiano por parte dos avós disse que esteve há pouco tempo em Roma, na Itália e conheceu o parlamento italiano e destacou a valorização cultural que os italianos têm.
“Não é apenas a valorização da construção, da arquitetura e das lindas igrejas que a Itália é forte, mas sim pelas pessoas. Roma tem orgulho de seus habitantes. Toda cidade tem dificuldades de gestão do lixo, de gestão da mobilidade urbana e de todos os aspectos urbanísticos, mas uma coisa precisamos aprender com os italianos, é essa valorização das pessoas. Temos que ter orgulho do nosso povo, da nossa cultura e da nossa gente. Tenho orgulho de ser cuiabano, nasci aqui e tenho orgulho de dizer que sou filho de imigrantes italianos.
Abilio destacou que a Itália busca sempre uma relação de ‘mesa’, uma relação de família. “Que a gente possa diante de uma ‘mesa’ buscar um diálogo. A comida que faz parte da cultura italiana é um instrumento de diálogo, por isso família italiana tem uma casa sempre cheia. Nós temos que manter isso. A cultura cuiabana também é isso, nós somos da cidade que vivíamos nos quintais, curtindo nossos mangueirais e a vida dentro da cidade, temos que preservar isso”, refletiu o prefeito de Cuiabá.
O jantar também teve um momento de homenagem a alguns membros da comunidade italiana local através da primeira-dama e vereadora da capital, Samantha Iris, representando a Câmara Municipal de Cuiabá.
“Considero que a comunidade italiana vai muito além do que já disseram aqui, eu também vim de uma descendência italiana através da minha mãe que amava a família e o trabalho, com ela eu pude compreender melhor essa comunidade. Quando eu digo que vai além disso, é que eu pude perceber o quanto os italianos gostam de preservar e principalmente de compartilhar o amor. É impossível não se sentir contagiada e também honrada em fazer parte desse momento tão importante. Através dessa homenagem simples, é uma forma de dizer que estamos à disposição para apoiar a comunidade em nosso município e dizer que os admiro muito e estou feliz por fazer parte desse momento”, agradeceu a Samantha.
Os homenageados com a Moção de Aplausos foram: Jandir Milan, ex-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso – FIEMT e conselheiro da Câmara de Comércio Italiana em Mato Grosso; André Schelini, diretor técnico do Sebrae-MT e delegado da Câmara de Comércio Italiana de Mato Grosso; Marli Deon Sette, vice-cônsul honorária de Mato Grosso desde 2018, Domenico Fornara, atua como diplomata desde 1998 e assumiu o consulado geral em São Paulo no ano de 2022; Alessandro Cortese, já atuou na África do Sul, Bélgica, Áustria e desde 2023 é embaixador da Itália no Brasil.
Também estiveram presentes prefeitos e secretários de várias cidades de Mato Grosso, entre eles Abilio Brunini, prefeito de Cuiabá, Fernando Medeiros, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Cuiabá, Tião da Zaeli, vice-prefeito de Várzea Grande, Vander Masson, prefeito de Tangará da Serra, Adão Leite Filho, secretário de Planejamento e Inovação de Tangará da Serra, Edilson Piaia, prefeito de Campo Novo do Parecis, Rodolpho Krampe, secretário de Infraestrutura de Campo Novo do Parecis, e representantes de entidades, como Marco Pessoz, vice-presidente da Fecomércio, Marcelo Lupatini, superintendente do Senar-MT, desembargador Sebastião Barbosa Farias, entre outros gestores e autoridades.
Veja abaixo imagens do evento (fotos: Edson Rodrigues)