O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) realizou, ontem (23), no Restaurante Baronês, em Cuiabá, a cerimônia da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ). Foram escolhidas as três melhores reportagens nas categorias texto, rádio, televisão, fotojornalismo e universitário, sendo esta última representada por uma única produção.
Na categoria texto, a vencedora foi a jornalista do site G1 Mato Grosso, Stephane Gomes, com a reportagem “Afroempreendedorismo: conheça pessoas negras que preservam e fortalecem o comércio em Cuiabá”. O segundo lugar foi conquistado pela jornalista do site Hipernotícias, Camila Ribeiro e terceira colocação ficou com a repórter Sofia Pontes, também do G1 Mato Grosso.
Neste ano, foram inscritos 143 trabalhos, o maior número de participações da região Centro-Oeste. Deste total, 28 se classificaram para a fase estadual – indicados pela Secretaria do Prêmio – e, em seguida, foram analisados de forma criteriosa por uma banca de jurados mato-grossenses, formada pelos jornalistas Martha Baptista e Rodrigo Vargas, e pelo gerente de Relacionamento do Sebrae/MT, Fernando Holanda.
Na categoria áudio, o primeiro lugar foi conquistado pela jornalista Verônica Rakel, da Rádio Vila Real, com a reportagem “Os primeiros passos para o empreendedorismo”. O segundo lugar ficou com a jornalista Mariana da Silva, do programa A Tribuna, seguido por Beatriz Mayra Schaffer, da Centro América FM de Sorriso.
O primeiro lugar de cada categoria será premiado com uma viagem para a missão do RD Summit, que vai acontecer em novembro, em São Paulo/SP. Os vencedores ainda concorrem na etapa regional e, se classificados, serão finalistas nacionais do PSJ.
TELEVISÃO – Na categoria de vídeo, a TV Centro américa conquistou a liderança e o terceiro lugar. A grande vencedora foi a repórter Lorraine Costa, da TV Centro América, com a reportagem sobre moda sustentável. Já o terceiro lugar ficou com o jornalista Caique Alves, também da TV Centro América. O segundo lugar foi conquistado pelo jornalista Marcelo Ponce, do SBT.
Para a diretora-superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, a premiação é uma forma de reconhecer o trabalho da imprensa em todo o estado. “O Sebrae atua diariamente na prestação de serviços relevantes e na produção de informações de interesse público para todos os mato-grossenses. Esse trabalho só ganha a dimensão necessária graças à imprensa, que cumpre um papel essencial ao disseminar essas informações e aproximá-las da sociedade. Sem esse apoio, grande parte dos nossos esforços não teria o mesmo alcance. Por isso, neste ano em que celebramos os 50 anos de história do Sebrae Mato Grosso, queremos reconhecer e agradecer a todos que têm contribuído com essa trajetória de conquistas”, destacou.
FOTOJORNALISMO – Na categoria fotojornalismo, o profissional Victor Ostetti Rodrigues, do site Mídia News, conquistou o primeiro e segundo lugar. A foto campeã ilustrou a reportagem “Aos 66 anos, engraxate mantém ofício vivo”, seguido pela produção “Do lixão à escola: a história da catadora que virou palestrante”. O terceiro lugar foi conquistado pelo fotojornalista Chico Ferreira, do Jornal A Gazeta, com a imagem que acompanhou a reportagem “Mata Cavalo: Quilombolas resgatam cultura em feira”.
No jornalismo universitário, a ganhadora foi a estudante Larissa Azevedo, com a produção de uma reportagem sobre o incêndio do Shopping Popular. Foi o único trabalho que concorreu ao prêmio, mas atingiu nota de corte superior a três pontos, conforme previsto no regulamento do prêmio, e se classificou para a etapa regional.
HOMENAGENS – Nesta edição, em comemoração aos 50 anos de fundação do Sebrae Mato Grosso, foram homenageados cinco jornalistas 50+, reconhecidos pela atuação em cinco áreas do jornalismo. São eles: Aldair Santos, locutor e radiojornalista; Edson Rodrigues, fotojornalista; Elias Neto, apresentador e jornalista de TV; Itamar Perenha, assessor de imprensa e relações institucionais e Rita Comini, editora de jornal impresso.
De acordo com a gerente de Comunicação do Sebrae/MT, Marta Torezam, a homenagem é uma forma de valorizar os anos de trabalho dedicados por estes profissionais para a história da imprensa mato-grossense. “São muitos os jornalistas que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da imprensa local. E estes cinco nomes são de grandes profissionais, com uma rica bagagem não só pelos veículos em que atuam ou já atuaram, mas também pela história construída junto ao Sebrae”, pontuou.
Para a cerimônia do PSJ foram convidados todos os jornalistas inscritos no prêmio, além de editores de veículos finalistas e parceiros do Sebrae/MT.
Quer acompanhar as principais notícias de Economia, Política e Negócios de Mato Grosso? Clique aqui e entre no grupo