Mato Grosso registrou a maior desvalorização de automóveis usados do país no mês de agosto, com queda de 0,64% sobre o mês de julho, de acordo com o IBV Auto, índice do banco BV que acompanha a variação de preços de veículos leves usados no Brassil.
“Esses números evidenciam que os mercados regionais possuem dinâmicas próprias de formação de preços, determinadas por fatores como renda média, composição da frota e intensidade das transações. Essas particularidades ajudam a explicar por que determinados estados apresentam valores distintos da média nacional, reforçando a importância de análises segmentadas para compreender a evolução do mercado de usados no Brasil”, afirma Roberto Padovani, economista-chefe do banco BV.
O banco BV lançou o índice no começo deste mês, utilizando dados de financiamentos reais e metodologia própria para refletir com precisão a evolução de preços em nível nacional e regional, oferecendo uma leitura clara da dinâmica do mercado de usados. “O IBV Auto reforça a importância de dados reais para entender a dinâmica do mercado de usados no país. O índice mostra, de forma clara, como diferentes modelos e regiões se comportam mês a mês”, afirma Jamil Ganan, Diretor de Negócios de Varejo do banco BV.

Cenário nacional por tipo de motorização
Os veículos elétricos de 2022 acumulam desvalorização de 46,6% desde o lançamento até agosto de 2025, pressionados pela queda nos preços dos veículos elétricos novos. Os preços dos híbridos de 2022 caíram 20,1% no período, enquanto os a combustão, na mesma base de comparação, perderam 12,7% em valor.
De acordo com Flávio Suchek, diretor Executivo de Varejo do banco BV, “a queda dos elétricos mostra que o mercado de usados ainda está buscando equilíbrio para essa tecnologia, especialmente diante da redução nos preços dos modelos novos. Já os veículos a combustão mantêm uma trajetória mais estável, com menor perda de valor”, afirmou.
Carros novos também em desvalorização
Diante da alta taxa de juros e arrefecimento da economia, os veículos novos também estão perdendo valor de mercado, segundo levantamento do índice Webmotors noticiado anteriormente pelo MT Econômico.
Quer acompanhar as principais notícias de Economia, Política e Negócios de Mato Grosso? Clique aqui e entre no grupo