Dois projetos de Mato Grosso estão entre os finalistas da etapa Centro-Oeste do Prêmio Finep de Inovação 2025, cuja cerimônia acontece nesta quarta-feira (8), em Brasília. A premiação, considerada a mais importante do país no setor de ciência e tecnologia, reconhece iniciativas que impulsionam áreas estratégicas da economia brasileira. Ao todo, o Centro-Oeste soma 18 finalistas nesta etapa.
As áreas contempladas na premiação vão da agroindústria sustentável à bioeconomia, saúde, transformação digital, infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento, deep tech startups e ambientes de inovação.
Entre 2023 e 2025, a Finep ultrapassou os dois milhões e trezentos mil reais em mais de 300 projetos contratados no Centro-Oeste. Este valor é mais de quatro vezes o que tinha sido investido entre 2019 e 2022, o que demonstra a força da região neste momento de retomada dos investimentos de forma consistente em todo o Brasil.
Até o fim do ano, serão anunciados os vencedores do Prêmio nas demais regiões do país: Florianópolis (etapa Sul – 23/10) e Recife (etapa Nordeste – 06/11). Todos os vencedores regionais concorrerão ao prêmio nacional de cada categoria, a ser realizado no Palácio do Planalto, na capital federal, em dezembro. As primeiras etapas foram realizadas no Rio de Janeiro (etapa Sudeste) e em Manaus (etapa Norte), em setembro.
Ao todo, 115 projetos nacionais concorrem, após uma seleção entre cerca de 3 mil propostas apoiadas pela Finep entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, nas modalidades reembolsáveis e não-reembolsáveis. A iniciativa pretende dar visibilidade a experiências inovadoras em todas as regiões do Brasil, reforçando o compromisso do governo federal em estimular o desenvolvimento científico e tecnológico em iniciativas que conectam a pesquisa com benefícios para o setor produtivo. Os vencedores receberão o Selo Prêmio Finep de Inovação 2025. Também haverá destaque a iniciativas lideradas por mulheres ou com participação feminina majoritária, reforçando o compromisso com diversidade e inclusão.
PROJETOS DO MT FINALISTAS NA ETAPA CENTRO-OESTE:
Projeto BECCS – Bioenergia com Captura e Armazenamento de Carbono (FS Agrisolutions)
Categoria: Bioeconomia, Descarbonização, Transição e Seguranças Energéticas
Desenvolvido em Lucas do Rio Verde, este projeto inovador busca capturar o CO₂ biogênico gerado na fermentação do etanol e armazená-lo permanentemente em reservatórios salinos a 1.200 metros de profundidade. É o primeiro projeto na América Latina a aplicar essa tecnologia sem vínculo com a indústria do petróleo, representando um avanço importante na redução de emissões e na transição para uma economia de baixo carbono na região.
Sistema de Monitoramento de Colmeias de Abelhas sem Ferrão (MyHoneyBee)
Categoria: Categoria: Transformação Digital da Indústria para Ampliar a Produtividade
Voltado à agricultura sustentável, este projeto utiliza sensores inteligentes para monitorar remotamente colmeias de abelhas sem ferrão, substituindo as inspeções manuais que podem causar estresse às abelhas. Os sensores medem temperatura, umidade, som, pressão e peso, enviando os dados em tempo real para um aplicativo. O sistema permite um manejo mais eficiente das colmeias, ajudando a aumentar a produtividade e preservar esses importantes polinizadores.
Quer acompanhar as principais notícias de Economia, Política e Negócios de Mato Grosso? Clique aqui e entre no grupo