A vereadora de Várzea Grande Rosy Prado (UPB-MT) lançou, no sábado (11 de abril), a edição 2026 do seu projeto “Chá e Prosa”, em um evento na antiga chácara do Tio Sam, no Trevo da Praia Grande, que acabou se transformando em uma demonstração de força política e apoio à comunidade. Com a presença do senador Jayme Campos (UPB), da ex‑prefeita Lucimar Campos, do deputado estadual Júlio Campos (UPB-MT) e do deputado federal Emanuelzinho (PSD), além de empresários, empreendedores, autônomos e lideranças comunitárias, o encontro reforçou o papel do projeto como canal direto entre o mandato de Rosy e a comunidade várzea‑grandense.
O que é o Chá e Prosa
Na abertura, Rosy explicou ao MT Econômico e imprensa local o conceito do projeto, que ela apresenta como um programa itinerante de sua autoria, voltado a levar o gabinete para dentro dos bairros.
“Esse é o início do Chá e Prosa da Rosy Prado de 2026, um momento ímpar, em que estamos aqui dando o pontapé inicial pra nós irmos pra dentro dos bairros da cidade. É um programa de nossa autoria, pelo qual já passamos, nos últimos quatro anos, por mais de 120 bairros e atendemos mais de 4.500 pessoas”, afirmou a vereadora.
Segundo ela, o foco não é apenas prestação de contas, mas acolhimento e escuta. “O objetivo desse programa é levar amor, esperança, respeito, levar o nosso trabalho à população, mas, principalmente, ouvir as demandas e os anseios das pessoas e entender como melhoramos a vida da população”, completou.
Rosy também agradeceu a presença do público e das lideranças. “Quero agradecer a Deus, à minha família, à família Rosy Prado e a toda a população que atendeu ao nosso convite. Aqui nós temos empresários, empreendedores, autônomos e várias autoridades que vêm prestigiar o nosso chá, que hoje é um sucesso em Várzea Grande. Se eu abrir a nossa agenda, a gente faz Chá e Prosa da Rosy de segunda a segunda”, brincou.
Casos concretos: saúde, jurídico e infraestrutura
Ao ser questionada sobre resultados práticos do projeto, a vereadora citou casos de encaminhamentos em saúde, assistência e infraestrutura.
“Olha, nós salvamos muitas vidas. Muitas vezes a gente chega debaixo de um pé de mangueira, de um pé de cajueiro, e encontra muitos senhores e senhoras com pressão alta, com diabetes. A gente faz todo esse encaminhamento para a unidade de saúde”, relatou.
Ela destacou ainda o atendimento jurídico e as demandas de infraestrutura urbana que chegam durante os encontros. “Quantos problemas jurídicos nós solucionamos nesses quatro anos, além de questões de patrolamento, cascalhamento, tapa-buraco. Mediante a demanda que chega até nós, levamos aos órgãos competentes, no caso a Prefeitura, e, na área jurídica, aos nossos advogados”, explicou.
Júlio Campos: apoio político e perfil moderado
O deputado estadual Júlio Campos (UPB-MT) fez questão de endossar publicamente o projeto e o estilo de atuação da vereadora.
“A vereadora Rosy Prado é uma das mais atuantes da Câmara Municipal de Várzea Grande, sempre conversando com o povo e tentando resolver, dentro da sua possibilidade, os problemas da comunidade várzea‑grandense. Ela criou esse modelo novo, que é uma roda de conversa, um chá da tarde com a comunidade, com nossos amigos, eleitores e eleitoras, debatendo os assuntos do município”, afirmou.
Júlio ressaltou o perfil moderado de Rosy. “Rosy não tem radicalismo, não faz oposição por oposição, não critica sem ter razão. É uma pessoa que merece todo o nosso apoio, uma grande companheira nossa do União Brasil”, disse. Ele lembrou que a vereadora coordenou sua campanha para deputado estadual na eleição passada e afirmou que os dois devem caminhar juntos novamente em 2026, em um novo projeto político partidário.
Rosy, por sua vez, retribuiu o gesto. “É uma honra estar ouvindo essa mensagem do meu grande amigo deputado Júlio Campos, que pra mim é um dos maiores políticos que nós temos no estado de Mato Grosso. Estou muito feliz com a sua presença e com esse carinho, esse respeito e essa amizade”, declarou, destacando que o relançamento do Chá e Prosa para 2026 responde a uma cobrança da própria população.
Lucimar Campos: confiança e apelo ao futuro
A ex‑prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, adotou um tom emotivo ao falar do evento e da situação atual do município. “Numa noite especial como essa, a gente realmente tem que viver o que nós fizemos, o que a gente faz e o que a gente quer fazer”, disse, lembrando os anos em que percorreu os bairros à frente da Prefeitura.
Lucimar fez um pedido direto ao público: “Podem ter confiança na Rosy, porque ela é batalhadora, é realmente uma guerreira. Ela sabe que o bom político não pode deixar os amigos no caminho e tem preocupação com cada um de vocês”.
A ex‑prefeita exaltou o formato do encontro como instrumento de proximidade. “Quero registrar que esse Chá e Prosa é uma grande ideia, uma iniciativa muito grande de você poder estar mais perto das pessoas aqui de Várzea Grande”, afirmou, dizendo que sempre comenta, com Jayme e Júlio, o trabalho diferenciado que Rosy desenvolve.
Lucimar também fez um chamado para que a população se mobilize em torno de lideranças que respeitam as famílias e conhecem a cidade. “Nós temos que fazer com que pessoas de confiança, valorosas, que respeitam cada um de nós, estejam ao nosso lado, para podermos fazer com que a nossa cidade e o nosso estado de Mato Grosso estejam realmente com bastante desenvolvimento”, defendeu.
Ao final, Rosy Prado enalteceu a atuação do senador Jayme Campos no desenvolvimento de Várzea Grande e citou também Júlio Campos e Emanuelzinho que, segundo ela, trouxeram obras e avanços para o município, através de emendas e projetos para atender os anseios da população.
Jayme Campos: crítica à polarização e “política saudável”
O senador Jayme Campos (UPB) usou seu discurso para, ao mesmo tempo em que endossou Rosy, fazer uma leitura crítica do cenário político nacional marcado pela polarização.
“Estamos vivendo um país que, lamentavelmente, virou um verdadeiro cabo de guerra. Criou‑se a figura da esquerda e da direita. Isso tem feito muito mal para o nosso povo, causando momentos ruins, como o que aconteceu no 8 de janeiro, com cidadãos presos e condenados com penas altíssimas”, afirmou. Para ele, o caminho passa pela recomposição do diálogo: “Nós temos que buscar agora a união do povo brasileiro, fazer política com respeito à sociedade e trabalhar em favor da maioria, sobretudo dos mais necessitados, dos menos afortunados”.
Jayme usou o Chá e Prosa como exemplo de uma forma diferente de fazer política. “Esta é a verdadeira política saudável: quando você, com o seu mandato, atende seus companheiros, seus amigos, e coloca o mandato a serviço da população. A Rosy, dentro das possibilidades de um vereador, faz indicação, faz projeto de lei, corre atrás, ‘fuça’, consegue as coisas. Ela tem um futuro magnífico na política de Várzea Grande e de Mato Grosso”, declarou, lembrando o período em que Rosy atuou na equipe da então prefeita Lucimar, antes de se eleger vereadora.
Chá e política social de resultados
Em meio a falas sobre demandas de bairros, saúde, infraestrutura e atendimento jurídico, as principais lideranças presentes fizeram questão de ligar o projeto a um discurso mais amplo de enfrentamento à polarização, defesa da “política de resultados” e construção de alianças locais e estaduais.
Ao final do ato, a mensagem que ficou foi dupla: de um lado, Rosy busca reforçar sua imagem de vereadora próxima dos bairros, que “faz chá de segunda a segunda” se deixar a agenda abrir; de outro, coloca o Chá e Prosa como palco para discutir o futuro de Várzea Grande e de uma política social forte, baseada nos anseios da comunidade.
Veja imagens do evento – fotos MT Econômico