As exportações brasileiras de soja registraram crescimento no primeiro trimestre de 2026 – janeiro, fevereiro e março – impulsionadas pelo avanço da colheita e maior disponibilidade do grão, especialmente de Mato Grosso, maior produtor e exportador nacional da oleaginosa. De acordo com a análise semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, os envios nacional e estadual cresceram na comparação anual e tiveram a China como principal destino.
Como explicam os analistas, os embarques do Brasil somaram 23,46 milhões de toneladas (t) no período, alta de 5,93% em relação ao mesmo intervalo do ano anterior. Março, refletindo o pico de safa, registrou a movimentação de 14,52 milhões t, avanço de 105,29% frente ao mês anterior, refletindo o padrão sazonal de maior concentração de embarques durante o período de colheita. A China adquiriu 9,97 milhões t da soja brasileira, volume 10,39% inferior ao registrado em março de 2025, resultado parcialmente influenciado pela suspensão dos envios por algumas tradings.
Em Mato Grosso os embarques atingiram 4,84 milhões t no primeiro trimestre, crescimento de 4,39% na comparação anual. Os analistas do Imea, destacam que esse desempenho foi sustentado pela maior oferta decorrente da safra, que intensificou o escoamento da produção.
A China permaneceu como principal destino da soja mato-grossense, com 2,99 milhões de toneladas adquiridas, seguida por Espanha e Turquia. A expectativa, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, é de manutenção de volumes elevados de exportação nos próximos meses, sustentados pela ampla oferta do grão.
Entre no GRUPO DE WHATSAPP e acompanhe mais notícias relevantes sobre Agronegócio e Indústria

