Os trabalhadores brasileiros passaram a abrir mão do crescimento profissional, desde que isso evite o desemprego. Segundo uma pesquisa feita pelo Catho, 83% dos profissionais brasileiros aceitariam uma oferta de trabalho com um salário inferior do que o recebido no emprego anterior.
A piora da economia brasileira explica a opção, segundo a pesquisa. As perspectivas de desenvolvimento profissional e promoções de cargo ficam em segundo plano sob um cenário de aumento do desemprego. Cerca de 50% dos entrevistados afirmaram não ter expectativas sobre esse tipo de avanço na carreira no momento, mostra a pesquisa, que ouviu cerca de 6.000 profissionais brasileiros via internet.
Do total de entrevistados, 67% dizem estar infelizes ou pouco felizes com seu emprego atual. Como consequência, 90% dos profissionais afirmaram que mudariam de emprego caso recebessem outra proposta. A pesquisa mostrou ainda que 80% dos entrevistados acreditam que houve redução de salários em suas áreas de atuação nos últimos meses.