Foi realizado no último final de semana em Sinop, a terceira edição do projeto Assembleia Itinerante. O projeto tem como objetivo levar serviços públicos à comunidade e aproximar o cidadão do poder legislativo. Na ocasião, foram registrados 1.424 atendimentos incluindo: emissão de carteira de identificação, fotografias para RG, aferição de pressão arterial, atendimento jurídico com encaminhamento à Defensoria Pública, corte de cabelo, assistência social, fisioterapia com sessões de relaxamento, emissão de CPF, orientação jurídica, atendimento estético e realização de Cadastro Único.
Foi um projeto para toda a família, sendo que as crianças também tiveram à disposição brinquedos como pula-pula e tobogã, além de pipoca gratuita.
O presidente da ALMT, deputado Guilherme Maluf, ressaltou que o projeto tem o objetivo de fazer a interação entre o legislativo estadual e a comunidade das cidades do interior de Mato Grosso. O parlamentar lembrou que o “Assembleia Itinerante” percorrerá todas as regiões do estado.
Os atendimentos oferecidos à população foram feitos na Escola Edeli Montovani, periferia do município, e encerrou uma gama de atividades e serviços que a Assembleia Legislativa ofertou aos sinopenses e pessoas da região.
A senhora Maria Heloisa de Souza, do bairro São Paulo, estava feliz com a oportunidade. “Meu esposo faleceu e eu não tinha como atualizar meus documentos. Preciso retirar uma casa popular, aí ficou muito bom porque eu posso tirar aqui. Achei excelente”.
Outra cidadã entusiasmada com a ação foi Priscila Lima Soares, do bairro Recanto dos Pássaros. Para ela, “foi muito importante porque estou grávida e preciso fazer pré-natal e não tinha documento”. Ela fez RG e CPF.
Além dos serviços, o Assembleia Itinerante realizou na tarde de sexta-feira (26.02) a palestra “A Modernidade Líquida e a Educação no Século XXI”, com o professor Sérgio Cintra, no auditório da Unemat. Na oportunidade, o docente falou sobre as novas regras gramaticais da Língua Portuguesa e explicou formas de falar que vêm sendo aceitas como regionalismo. “Como quando a pessoa fala bicicreta. Ela o faz porque é um falar regional, mas quando ela escreve a grafia correta bicicleta, isso é regionalismo aceito no falar”, explicou.
Já na noite de sexta-feira foi realizada sessão especial de entrega de honrarias e títulos de cidadão mato-grossense a diversas autoridades. Um dos agraciados com título de cidadão foi João Aparecido Bueno, de Sinop. Para ele, foi muito gratificante o reconhecimento. A gente vai trabalhando em prol do crescimento da região e nem sabe que tem gente nos observando. Então chega esse título que nos mostra que estamos no caminho certo. Aumenta a responsabilidade de fazer mais por nossa cidade”, destacou.
Outra agraciada foi Albertina Pamseh, que recebeu moção de aplausos pelo trabalho da “Refeccs”, uma associação que presta ajuda a portadores de câncer e suas famílias. A entidade conta com 145 voluntários e atende média de 300 pessoas por mês, entre pacientes e seus familiares. Cerca de 160 pessoas receberam homenagens, indicadas pelos deputados Guilherme Maluf, Pedro Satélite, Baiano Filho, Zé Carlos do Pátio e José Domingos.
Antes, no período matutino, foram ofertados dois cursos para profissionais das áreas de educação e saúde. A agenda também envolveu reuniões políticas entre deputados e a sociedade, em busca de respostas para as demandas da região.
Sinop é a terceira cidade a receber o projeto Assembleia Itinerante, que já esteve em Comodoro no mês de setembro de 2015, e em Rondonópolis, em dezembro de 2015. A agenda prevê a próxima edição para a cidade Cáceres, em 17 de março de 2016, e para Tangará da Serra – no mês de abril em data ainda a ser divulgada.