Durante o evento ‘Diálogos Capitais Setor Portuário:corredores de exportação – oportunidades e desafios do Centro-Oeste’ sediado pelo Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) nesta terça-feira(8), o ministro da Secretaria dos Portos, Helder Barbalho citou como prioridade a Integração de modais logísticos.
“Nós estamos trabalhando para garantir a trafegabilidade e com que esteja consolidado o asfaltamento da BR-163 até Miritituba, que são 104 km, chegando até Santarém, mais 330 km. Estamos em estágio avançado na discussão da concessão da rodovia e eu solicitei que fosse aberta uma manifestação de interesse neste trecho. Isso será, seguramente, fundamental e estratégico no meio rodoviário”, disse o ministro.
Segundo ele, as concessões do setor portuário já estão destravadas. “Já fizemos três leilões em dezembro, faremos outros seis em 31 de março e temos uma meta inicial de esgotar o primeiro bloco, já autorizado pelo Tribunal de Contas da União, de novas 20 áreas que estarão sendo leiloadas no ano de 2016. Mas cremos que podemos ser mais ousados e, tendo a liberação pelo TCU, teremos a condição de já ampliar este número em 2016 e passar de 30 concessões até o término do ano”, afirmou.
De acordo com o ministro, a expectativa do setor portuário é a melhor possível. “Estamos diante de uma ampla oportunidade. E o que nós queremos aqui é, primeiro, estimular para que a produção rural possa continuar com o seu protagonismo que tem feito com que o Brasil cresça. E, segundo, a agenda logística precisa fazer frente a essa robustez do campo e que o setor portuário possa compor e garantir um cenário adequado. Queremos convidar os senhores que já investem no agronegócio a investir também no setor portuário e possam junto conosco fazer com que o Brasil cresça e se desenvolva”.
O presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan, participou dos debates no painel ‘Integração de Modais e Acessos Portuários’. “Tenho certeza que este evento é muito importante para Mato Grosso, tanto para a agricultura quanto para a indústria e o cidadão mato-grossense. Tenho certeza que não tem outra saída. Há projetos de hidrovias que o retorno de investimentos é de dois anos e meio. Ou seja, é questão de ter uma política destinada a reduzir o custo. É onde estamos perdendo, poderíamos estar ganhando muito mais”, ressaltou o presidente.
Na ocasião, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, destacou a relevância deste encontro para o desenvolvimento estadual. “Tenho certeza que este seminário e as discussões aqui elencadas poderão contribuir para que Mato Grosso encontre soluções que visem melhorar a nossa competitividade e a logística, para escoar tudo aquilo que somos capazes de produzir”, avaliou.
Também participaram dos debates os senadores Blairo Maggi e Wellington Fagundes, o vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Walter Casimiro, o diretor executivo do Movimento Pró-Logística de Mato Grosso, Edeon Vaz Ferreira, consultor de Infraestrutura e Logística da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Luiz Fayet, diretor da Antaq, Adalberto Tokarski, ex-presidente do DNIT, Luiz Antonio Pagot, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, o presidente da Aprosoja, Endrigo Dalcin, o CEO da Fiagril, Jaime Binsfield, e o vice-presidente da Bunge Alimentos, Martus Tavares.