Os produtores rurais estão vendo o cenário das estradas com o Programa Pró-Vicinais mudar a realidade deles. Criado pela prefeitura do município de Alto Araguaia dezenas de propriedades na zona rural estão sendo beneficiadas.
Antes da iniciativa criada pela administração só se arrumava MT’s e MU’s e as estradas que ligam às propriedades ficavam de fora. Mas o pioneirismo na ação está mudando este cenário. Agora é estrada boa também da porteira para dentro.
E sabe o que isso significa? Muita coisa. Por onde passam, as máquinas abrem caminho para o progresso e o campo avança. São melhores condições de trafegabilidade e facilidade para o escoamento da produção de gado e de produtos da agricultura familiar como queijo, leite e verdura, entre outros.
Os recursos para manutenção do Pró-Vicinais são os oriundos de repasses do Governo de Mato Grosso, através do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e contrapartida do município.
A primeira localidade atendida com o Programa foi a região do Araguaianha, que abriga uma grande quantidade de rebanho bovino. No Assentamento Córrego Rico o programa beneficiou cerca de 40 produtores. As máquinas também já passaram pelo Projeto de Assentamento Gato Preto beneficiando cerca de 82 propriedades. No cronograma da Secretaria de Obras e Frota, que executa o atendimento aos proprietários que fazem o cadastramento, ainda serão contempladas as regiões da Colônia do Ariranha e Rio do Peixe.
Os Beneficiados
Paulo Divino Pereira tem 80 vacas que produzem diariamente cerca de 100 litros de leite. O Sítio JR está localizado na região do Gato Preto e possui 70 hectares. Ele foi um dos produtores beneficiados com o Programa Pró-Vicinais. O produtor rural pontuou que o município vem revolucionando quando o assunto é recuperar estradas.
“É um ótimo trabalho. Fica muito mais fácil de passar. Antes de fazer esse trabalho de recuperação só se passava com carro traçado. Ficou muito bom. Se fizer todo o ano é melhor ainda. A prefeitura está de parabéns”, disse.
Outro produtor beneficiado na região do Projeto de Assentamento Gato Preto é Deidio Batista de Oliveira, do Sítio Pontal. Ele também aposta na produção de leito como mecanismo de renda. “Para mim ficou muito bom. O serviço ficou ótimo. O acesso melhorou. É um trabalho que tem que continuar. Não pode parar”, frisou. Ele também destacou a recuperação da MT-481, que passa na frente da sua propriedade. “Não tem faltado assistência nas estradas. Comprei recentemente mais algumas cabeças de gado e o transporte foi muito tranquilo”, ressaltou.
No Sítio Poderoso, com 72 hectares, seu João das Chagas de Oliveira Neto mantém 110 cabeças de vacas leiteiras. A produção diária é de cerca de 130 litros. Além do leite, ele e a esposa Rosilda Ferreira Lucas apostam também na produção de queijo. Vendem entre 100 e 200 kg de queijo cabacinha o que garante uma renda para a família de cerca de R$ 5 mil por mês.
As máquinas também estiveram na propriedade. Com estrada boa da porteira para dentro e para fora o deslocamento até a cidade fica mais fácil. “Estrada é essencial. Trabalhamos, produzimos e com estrada boa a gente trabalha com mais vontade, porque sabemos que vamos escoar tudo. A prefeitura levantou as estradas e agora é fácil escoar tudo. É rapidinho você está na cidade, leva o que produz, vende e compra vem novamente e já está trabalhando de novo”, detalha.
Para o prefeito de Alto Araguaia, Maia Neto (PSDB), o Programa Pró-Vicinais é mais que garantir estradas boas. É inclusão social e fomento a economia. “O programa é sucesso. Garante estrada boa e acima de tudo gera renda para o produtor e aquece a economia. Quantos produtores rurais não investem na produção de leite, queijo, frutas e verduras? São dezenas e estrada boa garante o rápido escoamento da produção e o fácil acesso às propriedades”, destacou.
Como ter acesso ao Programa
O Programa Pró-Vicinais está garantindo estradas boas da porteira para dentro e as ações permanentes de recuperação de estradas municipais e do Estado reduzem o custo de transportes e, portanto, o preço final dos produtos, tornando-os mais acessíveis ao consumidor e mais competitivos com os concorrentes. Todo esse processo gera ganhos de produtividade e qualidade para toda a economia. E o objetivo da prefeitura é beneficiar todas as regiões com o programa.
O secretário de Obras e Frota, Edinaldo Alves de Abreu, o Bordado, explicou que os produtores interessados no Pró-Vicinais podem ligar na secretaria e solicitar o cadastramento. O programa atende as propriedades por região e mais detalhes podem ser obtidos pelos telefones 3481-1803/2140 ou 9999-3839.