A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) vem a público alertar que alguns criminosos continuam utilizando nome do prefeito de Nobres em fraudes.
Novas tentativas de golpes foram feitas utilizando os dados pessoais do prefeito de Nobres, Sebastião Gilmar Luiz da Silva. Na última semana, os criminosos tentaram comprar uma bicicleta e uma ambulância em nome do gestor. Conforme explica o prefeito, a fraude não se concretizou por que os vendedores entraram em contato com a Prefeitura Municipal para confirmar a intenção da compra.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, entrou em contato com o secretário de Estado de Segurança Pública, Fábio Galindo, para tratar do assunto. Neurilan pediu apoio do setor de inteligência da Sesp-MT para coibir as fraudes. “O prefeito é um homem público, que tem seus dados disponíveis em diversos documentos e podem ser utilizados por pessoas de má fé”, destacou.
De acordo com o prefeito Gilmar, os golpistas habilitam linhas de telefone para entrar em contato com pessoas que tenham interesse em vender bens, passando-se pelo prefeito. Após concluída a negociação, o estelionatário acerta o pagamento via depósito bancário. A transação com o envelope vazio é realizada em um caixa eletrônico para emissão do comprovante. Os vendedores acabam sendo lesados por enviar o produto antes da confirmação do depósito pelo banco. A ação foi registrada em vários municípios do estado, como Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Jaciara e até em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
A primeira ocorrência foi em março de 2015, quando o gestor recebeu em Nobres a visita de uma pessoa de Cuiabá que havia sido contatada pelos golpistas, passando-se pelo prefeito, para a aquisição de relógios para montar uma loja para a filha do gestor. Na ocasião, Gilmar da Silva esclareceu que se tratava de uma fraude. Desde então, houve várias tentativas, algumas concretizadas. “Estamos divulgando para evitar que outras pessoas caiam no golpe e percam seus bens de forma desonesta”, assinalou. O gestor disse que já registrou boletim de ocorrência e que o caso está sendo investigado pela polícia.
Recentemente, o advogado Carlos Eduardo sofreu uma tentativa de golpe com o nome do prefeito. Ele anunciou a venda de uma bicicleta no site OLX e recebeu uma mensagem com três números para contato, sendo dois com código de área de Mato Grosso e um de São Paulo. A venda foi acertada via conversas de WhatsApp, com o número (11) 99665-7215. O interessado chegou a enviar a imagem de um suposto comprovante de transferência bancária. “Desconfiei da negociação e, quando entrei na internet para buscar o telefone da prefeitura, encontrei matérias falando sobre a tentativa de golpe”, explicou. Ainda de acordo com o advogado, na sequência, os números utilizados para contato foram desativados.