O site Mato Grosso Econômico apurou junto ao Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) que o mês de fevereiro foi mais “frio” no que diz respeito à liquidez da pluma de algodão em Mato Grosso.
O último boletim, destaca que 24 mil toneladas foram negociadas, 67% a menos do que em janeiro. “Agora, 48,1% da produção estimada em 957,9 mil toneladas na safra 15/16 está comprometida”.
De acordo com o Imea, “essa queda na liquidez tem alguns motivos: depois de ir às compras em janeiro, as indústrias internas se retraíram, fechando apenas negócios “de mão para boca”; além da menor disposição dos produtores após as quedas nos preços com o relatório do USDA, que surpreendeu o mercado e desvalorizou as cotações na ICE, aliado à queda do dólar em um período próximo”.
Conforme a entidade, “no final do mês a queda nas cotações cativou as indústrias, a fim de fechar negócios com foco no abastecimento de pluma no segundo semestre. Porém, o comprometimento foi em maior parte das trades, uma vez que o principal foco dos produtores tem sido o cuidado com o desenvolvimento das lavouras”.