Durante um almoço de negócios que aconteceu nesta quarta-feira(6) empresários mato-grossenses discutiram o cenário econômico no Estado e no país e também viram melhor os desafios que a economia brasileira deve enfrentar.
O evento faz parte da fundação do Grupo de Líderes Empresariais de Mato Grosso (Lide).
O Lide, que já conta com 17 unidades no país, reúne mais de 1,7 mil empresas filiadas e que representam 52% do PIB privado brasileiro. De acordo com o presidente do Grupo em Mato Grosso, Pedro Neves, a instituição pretende dar voz aos empresários e discutir os problemas que o setor enfrenta. “Vamos promover encontros periódicos, com palestrantes conhecidos nacionalmente, no sentido de discutir com o empresariado mato-grossense, os melhores caminhos para o setor”, afirmou.
O primeiro evento do Lide terá como tema “Tempos de Transformação: Desafios de Mato Grosso e do Brasil” e vai contar com a presença do governador Pedro Taques e empresários de diversos setores. O debate ficará por conta do ex-ministro Luiz Fernando Furlan, dos economistas Marcos Troyjo e Adriano Pires, além do cientista político Fernando Schüler. A mediação será feita pelo colunista da Revista Veja, jornalista Augusto Nunes.
As participações de Troyjo que, além de economista colunista da Folha de São Paulo, dirige o BRICLab da Universidade Columbia de Nova York, e de Luiz Furlan que foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior entre 2003 e 2007, têm o objetivo de aprofundar as discussões da macroeconomia neste momento de crise o qual o país está enfrentando.
Segundo Neves, o evento vai marcar não somente a instalação do Grupo de Líderes Empresariais em Mato Grosso, mas, também, o início de um debate que vai gerar grandes propostas para o Estado. “Queremos participar dessa transformação que o Estado e o Brasil estão passando. Vamos propor ações conjuntas e ajudar a potencializar a economia de Mato Grosso, tornando o Estado cada vez mais competitivo na Federação”, ressaltou.
LIDE
O Lide foi fundado em 2003, e é formado por líderes empresariais de corporações nacionais e internacionais, que promove integração entre as empresas, organizações e entidades privadas, por meio de debates, fóruns e iniciativa de apoio à sustentabilidade, educação e responsabilidade social.
Atualmente o Grupo conta com unidades regionais e internacionais, totalizando 45 frentes de atuação, sendo 17 unidades no Brasil e 16 no exterior. “Com esses eventos permanentes, vamos promover Mato Grosso no âmbito nacional e internacional, incentivando as relações empresariais e fortalecendo os princípios éticos de governança corporativa”, finalizou Pedro Neves.