Em uma reunião ocorrida no último sábado (9) no Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso, os madeireiros decidiram por um reajuste de 7% para os trabalhadores do setor.
Esta proposta agora será debatida com o Sindicato dos Trabalhadores na Industria da Construção e do Mobiliário da Região Norte do Estado (SITICON).
Se aprovada vai valer para trabalhadores da região Norte que inclui os municípios de Sinop, Cláudia, Santa Carmem, União do Sul, Vera, Itaúba e Feliz Natal que juntos somam 5 mil funcionários.
Segundo presidente do Sindusmad, Gleison Tagliari, o percentual proposto se aproxima do índice acumulado de 9.37% de inflação conforme a situação econômica instaurada no país.
Na reunião também foi apresentado as mudanças na resolução 411 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que prevê alteração na interpretação dos agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) no procedimento de inspeção nos pátios das indústrias madeireiras e no transporte da madeira (toras e beneficiada) no qual possibilita tolerância de 10% nas medidas e no volume total das cargas para que não houvesse aquelas apreensões por interpretações erradas.