O ex-integrante do Batalhão de Operações Especiais (Bope-RJ), Paulo Storani que foi palestrante na Parecis SuperAgro que terminou nesta quarta-feira(13) disse que nos momentos de crise econômica como a que o país está passando é que se revelam os verdadeiros líderes. . “Na normalidade todos são bons, mas é na crise, no desconforto, que as pessoas se revelam e revelam suas melhores qualidades. A sorte nada mais é do que o encontro da capacidade com a oportunidade. Todo esforço resulta em sucesso, em missão cumprida”, finalizou.
Segundo ele, o modelo de colonização dos municípios produtores de Mato Grosso, na avaliação do ex-integrante do Batalhão de Operações Especiais (Bope-RJ), Paulo Storani, é um exemplo inspirador, assim como o grupo militar. Storani é um dos oficiais que inspiraram a criação do personagem “Capitão Nascimento”, do filme Tropa de Elite.
“O desafio dos primeiros que aqui vieram, certamente, foi de dificuldades para se instalar, depois plantar, produzir e transportar. Esse modelo de desbravadores, realmente, deve ser um modelo inspirador, como o próprio Batalhão de Operações Especiais”, comparou Storani.
O ex-capitão do Bope é mestre em antropologia, pós-graduado em administração pública e em gestão de recursos humanos, atualmente Storani profere palestras sobre como construir equipes de alto desempenho baseado nos métodos de treinamento militar.
Nesta quarta, em uma palestra animada – que inspirou e contagiou os mais de 800 participantes – Storani apresentou o tema “Construindo uma nova Tropa de Elite”.
“Uma tropa de elite é uma equipe de alta performance, que congrega os melhores profissionais em busca dos melhores resultados. É ter a vontade de fazer o melhor sempre. E isso pode ser aplicado a qualquer time, seja tanto no Bope quanto no Sindicato Rural, associação e empresas de qualquer setor da economia”, disse.
Para o ex-capitão do Bope, a vontade de fazer sempre melhor e não ter medo de cometer novos erros é o princípio para um bom trabalho em equipe. “Uma coisa que no Bope sempre utilizamos é encarar como missão qualquer trabalho, oportunidade ou desafio. Quando levamos isto ao patamar de missão, a história é outra: há mais dedicação, e consequentemente, os resultados são melhores”.
Na hora de cumprir a missão, algumas etapas são necessárias: primeiro é preciso determinar o objetivo, montar um planejamento, preparar a equipe, executar o plano e, por último e fundamental, avaliar os resultados.
PARECIS SUPERAGRO – A Parecis SuperAgro tem como foco a segunda safra de Mato Grosso. A região de Campo Novo é destaque na segunda safra, sendo Campo Novo do Parecis campeã nacional na produção de milho de pipoca e girassol. A região também produz feijão, arroz, milho comum, milho branco, algodão, cana-de-açúcar e gado. São quase 2 milhões de hectares plantados durante a segunda safra na região do Chapadão do Parecis.