Mesmo diante da crise econômica nacional, 23 novas empresas são abertas em média por semana em Sinop. De janeiro a julho deste ano 731 novos CNPJs foram emitidos, criando ambiente favorável aos investimentos. Para a candidata a prefeita Rosana Martinelli (PR) esta será uma das bases da sua gestão.
Entre as metas para o desenvolvimento econômico estão a diversificação dos setores, principalmente atraindo empresas que agreguem valor à matéria-prima característica da região e potencializando as já existentes para que gerem emprego e renda.
Empresários de diversos setores da iniciativa privada, como indústria, comércio e serviços apoiam o plano de governo de Rosana. Propostas de incentivo à economia e infraestrutura da cidade através de parcerias com entidades e técnicos são elencadas pelos empresários como decisivas no momento da escolha. Oferecer agilidade nos processos da Prefeitura também são uma ação vista com bons olhos pelo empresariado já que há demanda para abertura de novas empresas.
Proprietário de empresa de contabilidade, Junior Teixeira, diz receber diariamente cerca de 15 novos pedidos para abertura de empresa na cidade. Ele recomenda Rosana como prefeita pela experiência dela no setor privado e história pessoal. “Eu posso falar com propriedade dela porque vem de uma família trabalhadora, honesta e pioneira em Sinop. Fiquei surpreso e feliz que num momento que estamos desacreditados da política, ela como empresária queira encarar um desafio desse tamanho em uma cidade que está crescendo diariamente”.
Antônio pontua as obras de revitalização da avenida Tarumãs e pistas de ciclismo como inovadoras na cidade, criando um divisor de águas na história da cidade. “Rosana é a sequência de um projeto de sucesso. Temos um prefeito que está há 8 anos, que provou trabalho pela cidade. Não tem o que dar errado. A estrutura está pronta e agora é investir em outras áreas”, afirma Antônio.
O produtor de feijão Jaime Domingos Farinon avalia que a continuidade seja fundamental para Sinop dar um salto no desenvolvimento. “Eu voto nela, porque ela tem o conhecimento do outro lado”. Além disso, Jaime defende que interromper a continuidade poderia trazer prejuízos a administração do município. O empresário espera que a gestão municipal colabore para a geração de emprego e renda a população.
Empresário Antônio Pagliari tem motivos para votar em Rosana para prefeita. Ele destaca a qualidade das obras de infraestrutura que já trouxeram benefício à economia local. Antônio avalia que a experiência de Rosana como secretaria de Indústria e Comércio foram essenciais para oferecer uma nova visão da cidade. A confiança dos empresários e da população de uma forma geral aumentou.
Propostas de Rosana Martinelli à indústria e comércio
-Ampliar o sistema produtivo e o número de empregos formais através de ações como o incentivo à criação de pequenas empresas e microempresas que potencializem a geração de empregos diretos e indiretos; da promoção de parcerias no Projeto Empreender; divulgação das vantagens do trabalho formal por meio de palestras do CAE – Centro de Atendimento Empresarial; parcerias com universidades, empresários e empreendedores locais em busca de novas propostas.
– Fomentar a indústria e o comércio local por meio de ações como a firmação de parcerias com instituições de crédito; busca de incentivos financeiros junto aos Governos Federal e Estadual; pesquisa das necessidades de qualificação profissional no quadro funcional das empresas, junto ao setor privado.
– Aumentar o investimento em indústrias e comércios no Município por meio da fiscalização e cumprimento das regras das leis e decretos do LIC SUL (abertura e geração de emprego); realização de estudo de viabilidade prévia para implantação de DIC – Distrito Industrial e Comercial, para empresas de grande, médio e pequeno porte; intensificação dos programas de incentivo para atrair novas indústrias e comércios para o município.