O Mato Grosso Econômico traz para você que após o governador Pedro Taques receber o embaixador da Tailândia no Brasil, Pitchayaphant Charnbhumidol que veio em missão diplomática e técnica do Reino da Tailândia, o governo da Tailândia mostrou interesse em ampliar as relações comerciais com Mato Grosso.
O embaixador veio conhecer o estado e manter contato com empresas nas áreas de agricultura, piscicultura e tecnologia de produção de grãos.
O país tem interesse em relações comerciais nos setores de couro, piscicultura, tecnologia de cultivo de soja e também em conhecer o turismo local a fim de promover os atrativos turísticos no sudeste asiático.
Taques apontou o interesse de Mato Grosso em ampliar as relações comerciais com a Ásia e lembrou o trabalho desenvolvido pelo Estado para estabelecer um ambiente de negócios mais seguro, com a reforma tributária que está em fase de produção pela Fundação Getúlio Vargas. “É importante firmar e ampliar as relações comerciais, mas também fortalecer as relações culturais com os países que nos visitam”, reforçou o governador.
A Tailândia é um dos principais compradores da produção agrícola mato-grossense. Neste ano foram comercializadas 520 mil toneladas de soja em grão e 14 mil de algodão em pluma. É com interesse na expansão dos negócios na área agrícola que a delegação visita Mato Grosso para conhecer, por exemplo, campos de cultivo dos dois produtos, além das técnicas utilizadas no plantio.
O embaixador tailandês reforçou a necessidade de ampliar as relações comerciais e destacou que o país mantém com diversas nações acordos de livre comércio, que estimulam a produção e facilitam os negócios. “Brasil e Mato Grosso tem um potencial muito grande para ampliar as relações de negócios com a Tailândia e queremos conhecer também o turismo daqui para mostrar ao povo tailandês”, afirmou Charnbhumidol.
Potencial econômico
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso demonstrou à delegação um panorama da economia e da produção do agronegócio estadual, com destaque para os produtos já comercializados entre os dois países e a produção de biocombustíveis, setor que desperta interesse nos tailandeses. “Mato Grosso é o segundo produtor nacional de biodiesel à base de soja e gordura animal, e com uma crescente produção que pode abastecer outros mercados. O grupo também demonstrou bastante interesse pelo setor têxtil, de carnes e peixes, além de novas tecnologias de produção de etanol. Temos convicção de que espaços comerciais estão se ampliando e vamos estabelecer uma boa parceria com a Tailândia”, frisou Ricardo Tomczyk.
O diretor da Agência de Fomento de Mato Grosso, João Alexandre Gerbara, explicou o papel da instituição, que é fazer a ponte entre os países e o mercado mato-grossense, pontuando que uma empresa tailandesa tem interesse em fazer negócio na área da piscicultura.
O presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Luciano Vacari, apontou que é fundamental uma maior aproximação de Mato Grosso com países asiáticos, em especial do sudeste da região, um mercado de forte potencial de consumo e que tem se mostrado aberto à produção brasileira. A recente missão do Ministério da Agricultura à Ásia está demonstrando aos países visitados a alta qualidade dos produtos brasileiros. Além disso, serve para comprovar que a segurança sanitária do Brasil é uma das melhores do mundo e as pautas tem avançado positivamente para ampliara o comércio entre os países e o Brasil.
A delegação da Tailândia se reunirá com setores produtivos e de fomento – Aprosoja e MT Fomento e visitará propriedades no interior do estado para conhecer sistemas de cultivo e produção de grãos, além de pontos turísticos da região de Cuiabá, Pantanal e Chapada dos Guimarães.
Na sexta-feira, às 8h30, na sala Garcia Neto do Palácio Paiaguás, a agenda continua com reunião sobre biocombustíveis, ciências e tecnologia, turismo e educação. A delegação tailandesa tem representantes do corpo diplomático e do Ministério da Agricultura.