Diante da necessidade de debates e ações que visem o desenvolvimento da sociedade, um grupo de voluntários de Cuiabá denominado Multiplicadores do Conhecimento criou o projeto Diálogos Contemporâneos, que promoverá encontros para a discussão de assuntos de interesse de toda a sociedade. Na noite de abertura realizada nesta quinta (03), o projeto abordou o tema ‘Crise e Desenvolvimento’ com a palestrante convidada, a ex-ministra de Indústria e Comércio, Dorothea Werneck.
“Além de discutir temas sobre assuntos contemporâneos, temos que buscar medidas para agir e reverter o quadro de crise pelo qual vivemos, buscando o desenvolvimento da sociedade. Este projeto tem assuntos que dizem respeito ao governo, ao setor privado e a nós cidadãos. Esse é o nosso propósito”, explica a professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rosangela Saldanha, coordenadora do projeto.
O grupo é apartidário e aberto a qualquer pessoa que queria participar como expectador e também contribuir com seu conhecimento. “Queremos fazer essa ponte entre o setor público, o privado e a sociedade”, ressalta Rosangela.
Entre os tópicos tratados pela palestrante Dorothea Werneck, um dos que mais se destacaram foi a responsabilidade que as pessoas precisam assumir para a melhoria da comunidade em que vivem, e não somente, aguardar ações do poder público.
“O setor privado tem que chamar para si a responsabilidade de melhoria em sua comunidade. Como exemplo, existem indústrias que oferecem treinamentos para seus funcionários, produtores rurais que constroem escolas nas fazendas para os filhos dos trabalhadores da região, entre outras ações que não dependem do poder público. Isso ajuda muito a todos”, ressalta a palestrante que demonstra sua preocupação quando a comunidade permanece inerte à espera de soluções governamentais.
Durante a palestra, a economista, que é mineira, cita o exemplo mencionado por cuiabanos do diferencial no atendimento oferecido pelos colaboradores do Supermercado Big Lar, ponto que o faz se destacar entre os demais estabelecimentos do mesmo porte. O bom atendimento é uma das saídas para garantir clientes e superar a crise.
Dorothea Werneck ressaltou também ao Mato Grosso Econômico sobre o poder do exemplo para o convencimento das pessoas. É preciso que haja uma iniciativa para que a estranheza causada por algo feito de maneira inédita seja superada.
“As pessoas ficam um pouco nervosas com o desconhecido. Têm medo do que está vindo pela frente. O exemplo tem um grande papel na realização de mudanças, principalmente nas mudanças de comportamento”, pondera.
Conforme a organizadora Rosangela Saldanha, esta foi a primeira de muitas palestras do projeto Diálogos Contemporâneos que devem ser realizadas no decorrer do ano. Toda a execução do evento foi realizada de maneira voluntária no auditório cedido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), um dos parceiros do projeto. Diversos outros parceiros e voluntários tem incentivado o projeto que tende a crescer cada vez mais.