Essa pergunta muita gente responde que não é possível, porém, é nesses tempos de crise que se faz necessário ter um bom planejamento financeiro para evitar problemas futuros.
Quando um país passa por uma crise econômica, pouquíssimas pessoas não são afetadas pelo problema, e a tendência é que a nação inteira precise fazer um pequeno esforço para colocar as finanças novamente nos trilhos. Nesse contexto, é de extrema importância que os indivíduos saibam como economizar dinheiro para se recuperar rapidamente do mau momento e prevenir endividamentos.
Infelizmente, porém, o Brasil não tem uma cultura de responsabilidade financeira, e muitas pessoas precisam se esforçar em dobro para conseguir se educar economicamente e conseguir poupar dinheiro. Se você é uma dessas pessoas que não sabe direito como economizar dinheiro na crise, confira as dicas a seguir e comece agora mesmo a se conscientizar:
Dicas para economizar na crise
Crie o hábito de poupar
O hábito é tudo, e é nisso que você deve focar nos primeiros meses de economia. É importante ter noção de que vale mais poupar um pouco por dia do que muito uma vez por mês. Se você ia pegar um ônibus, mas ganhou uma carona, aproveite para guardar esse dinheiro. Assim, sua mente vai se acostumando a isso até que guardar dinheiro se torne algo tão corriqueiro quanto gastá-lo.
Aprenda a gastar dinheiro
Se você não tem controle sobre o que gasta, dificilmente atingirá algum objetivo. O controle do dinheiro envolve saber onde seu dinheiro está indo e, para isso, você precisa fazer uma lista de todos os seus gastos do mês, de modo a saber para onde foi cada centavo do seu salário.
No mês seguinte, corte aqueles gastos que não são necessários e comece a economizar em outros. Se possível, elimine suas dívidas e evite os juros. Tenha em mente quais são os valores exatos de cada conta que você possui (contando com os juros) e identifique quais você deve quitar primeiro.
Seja determinado
Esteja decidido de suas metas e objetivos, estabelecendo de antemão o quanto irá poupar e em quanto tempo. O importante é ter uma linha de chegada no horizonte. Para alcançá-la, estabeleça um teto de gastos e faça o possível para nunca ultrapassar este limite. Saiba exatamente o máximo que pode gastar, e jamais pegue dinheiro da poupança.
Utilize um gerenciador
Existem muitas ferramentas e plataformas que podem ajudar você a gerenciar suas finanças. Elas possuem funcionalidades que facilitam todo o trabalho de controle dos gastos e administração das dívidas. Pesquise por aplicativos de celular e controle suas finanças na palma da sua mão.
Planeje como você poupará
Não existe regra a respeito da melhor forma de poupar dinheiro. Há muitas maneiras boas e eficientes, e a melhor escolha varia de acordo com a finalidade da economia, as suas características pessoais e seus hábitos de vida. Se você costuma ter gastos de emergência, crie uma poupança para eles.