“Real Purpose” ou o real propósito do mercado varejista atual foi um dos temas trazidos pelos membros do Brasil Varejo, que participaram em janeiro deste ano do NRF 2019 (National Retail Federation) Big Show, reconhecido como um dos maiores eventos de varejo no mundo, organizado em Nova York, nos Estados Unidos.
O Brasil Varejo, que reúne grupo de brasileiros, lojistas ou não, mas em busca de novidades do mercado mundial, viajam todos os anos para participarem do evento, onde são apresentados aos conceitos de grandes marcas, a exemplo da Gucci, Nike, Patagônia, empresas modelo em gestão, antenadas na sustentabilidade e engajadas nas questões sociais e políticas.
Na manhã desta quarta-feira (20), os organizadores do Brasil Varejo apresentaram aos lojistas que integram a administradora Ancar Ivanhoe, no Pantanal Shopping, um balanço do evento internacional, demonstrando tendências e inovações que podem agregar e valorizar o negócio varejista. O MT Econômico acompanhou o evento e traz para você o que os especialistas perceberam de tendência no NRF 2019
A sócia do Ancar Ivanhoe, Mariana Carvalho, aposta no real propósito do varejista em um mundo globalizado onde o essencial é agradar o cliente da melhor maneira possível, mas para isso, deve se atentar para o fato de que o mundo mudou, sendo necessário rever conceitos e “defender causas”.
Segundo Mariana, que há 15 anos viaja aos Estados Unidos em busca de novas tendências que serão aplicadas no comércio brasileiro, os varejistas atuais devem apostar em propósitos verdadeiros para atingir o público, e isso é feito através da marca difundida.
“Marcas são elementos vivos que precisam defender propósitos. É a sua verdade, seus valores dentro da empresa”, sugeriu.
Indagada sobre o que um evento mundial tem a oferecer a empresários cuiabanos, Mariana aponta que tudo está relacionado com a internet e o fato de que hoje todos têm acesso a tendências instantâneas. “Apesar das realidades serem diferentes, as ideias podem ser adaptadas, o que posso trazer de bom para o meu negócio?”, afirmou.
Para a franqueada da Chilli Beans, Thais Faria, que atua há 15 anos no ramo e gerencia 6 lojas no Estado, o evento reforça a necessidade do lojista em se adaptar as novas tendências. “A gente sabe que o mundo muda muito rápido, e essa feira é o que tem de melhor pra gente saber o que tá acontecendo no varejo mundial”.
Daniel Matos, franqueado do O Boticário, cita que a tendência dos lojistas norte-americanos em produzir ambientes temáticos próprios para que o cliente faça fotografias, que serão difundidas em redes sócias, como o Instagram, chamou a atenção. “Hoje a população vive de imagem, e o cliente vira um divulgador da sua marca, convence as pessoas”.
O varejista e consultor recifense Tiago Pessoa de Mello, integrante do Brasil Varejo, retificou a importância de um propósito e de uma causa que gere valor, e consequentemente, venda ao lojista e citou 10 atitudes que causam impactos e auxilia no desenvolvimento do varejo no mundo atual.
10 coisas para um CEO ou Executivo de varejo fazer:
1 – Se conecte pessoalmente com seus melhores consumidores;
2 – Redefina o papel da loja física;
3 – Personalize o sortimento de acordo com o comportamento de consumo de cada loja;
4 – Desenvolva produtos/experiências que sejam destino;
5 – Remova qualquer ponto de fricção do seu cliente;
6 – Corte custos constantemente;
7 – Procure usar a tecnologia a seu favor;
8 – Reavalie o papel e o perfil de seus funcionários;
9 – Busque ter uma organização ágil;
10 – Faça parcerias