No evento de lançamento da Marfrig essa semana, o senador Jayme Campos (DEM) pontuou que não concorda com a aplicação de parte dos recursos Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) na construção da Ferrogrão. “Eu sou contra! não concordo, porque ela [Ferrogrão] é uma concessão federal e sobretudo um investimento privado, o Estado têm dificuldade em saúde, educação, não se pode dar o luxo de fazer, com recursos arrecadados pelo Fethab. Parte foi destinada para a MT Par, mas não pode ser destinado para esse uso”, disse visivelmente irritado.
Para Jayme, o assunto do Estado contribuir com a ferrovia ainda está sendo debatido nos bastidores, mas destacou que será contra a proposta, caso ela realmente seja feita pelo Estado.
Para o senador, não é justo o pequeno pagar e os “barões e tubarões” não pagarem quase nada. Jayme destacou que o Fethab vinha em boa arrecadação até 2017 e 2018 e teria uma queda de R$ 500 milhões em 2019, com o fim do Fethab 2. “O Estado precisava equalizar isso. Agora com o novo Fethab serão mais R$ 1,6 bilhão nos cofres do governo”, finalizou.
Leia mais sobre a inauguração da Marfrig em Várzea Grande que aconteceu essa semana aqui.