Mato Grosso já começou a colheita do algodão 2018/2019, conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, o IMEA.
Pelo menos 0,72% dos 1,1 milhão de hectares destinado para a cultura foram colhidos. A expectativa é que nos próximos dias os trabalhos nas lavouras destinadas à cotonicultura se intensifiquem.
Apesar dos trabalhos estarem "adiantados" em 0,46 pontos percentuais no comparativo com os 0,26% colhidos nesta época em 2018, apenas as regiões oeste e sudeste iniciaram a colheita do algodão com 0,31% e 2,00% de área colhida, respectivamente.
Mesmo considerado bom o ritmo frente ao ano anterior, o IMEA destaca que o clima contribuiu para a postergação da abertura das maçãs, em especial nas áreas de primeira safra, uma vez que houveram bons períodos de sol durante o dia e queda de temperatura à noite.
" Para as próximas semanas é esperado que o processo nas lavouras se intensifique, uma vez que as condições climáticas indicam grande janela de sol para o estado, propiciando assim a abertura dos capulhos e auxiliando na evolução da colheita mato-grossense da safra 18/19", diz o IMEA em seu boletim semanal do algodão.