O ataque dos Estados Unidos que matou o general Qassem Soleimani, da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã, na semana passada trouxe tensão nos mercados globais e deve repercutir no preço do petróleo.
Em curto prazo, o novo episódio de conflito no Oriente Médio vai provocar aumento do preço do petróleo, como previu o presidente Jair Bolsonaro e volatilidade no mercado financeiro, mas esse quadro não deverá se estender, conforme especialistas.
O Brasil também não corre risco de desabastecimento. O país, no entanto, sofrerá impacto com o aumento já previsto do preço do combustível.
Nos próximos dias, o mercado vai conseguir precificar melhor o grau de risco desse fato novo.
Nos últimos dias, Mato Grosso tem vivido também tensão no setor de combustíveis. Após aumento de R$ 0,40 centavos no etanol no mês passado, uma rede de postos decidiu não vender mais esse tipo de combustível. A alegação é de um ajuste no ICMS que segundo o setor afetou o setor.
Veja mais sobre essa publicação anterior do MT Econômico neste link.