Nesta terça-feira (23), Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores Brasileira, operou com alta de 1,14%, atingindo 96.421,383 pontos por volta das 14h16 no horário de Brasília.
Três meses após o mercado financeiro viver dias de pânico em todo o mundo em decorrência do novo coronavírus, bolsas de todo o mundo apresentaram alta nas últimas semanas.
Este indicador brasileiro não só voltou a crescer como registrou uma das maiores altas em todo o mundo. Tendência de alta foi registrada em junho, apesar de algumas quedas. No final de março, houve o registro de 60 mil pontos.
Isto pode indicar os primeiros sinais de retomada da economia, ainda assim, queda do Produto Interno Bruto (PIB) evidencia a crise econômica desencadeada pela pandemia.
De acordo com os especialistas, alta na bolsa de valores é decorrente da injeção de dinheiro na economia feita por bancos e governos com o intuito de remediar a crise. Com isso, mesmo que sem o propósito, recursos acabam mirando na bolsa de valores.
Outro fator que contribuiu pela alta do Ibovespa é o otimismo do cenário externo dos outros países, que começaram a apresentar indícios de recuperação.
Leia mais: Copom estima recuperação gradual da economia a partir do terceiro trimestre do ano