Associações da agricultura familiar dos municípios de Cáceres, Cuiabá e Santo Antônio de Leverger, em Mato Grosso, deram início essa semana à entrega dos alimentos adquiridos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O investimento nos projetos aprovados na modalidade de Compra com Doação Simultânea somam mais de R$ 295 mil, para uma produção de 66.453 kg de produtos alimentícios.
Nesta etapa, foram contempladas 37 famílias vinculadas à Associação das Mulheres Agricultoras Familiares Araras do Pantanal, à Associação de Pequenos Produtores Rurais de Buriti Grande e à Associação do Núcleo de Produção Rural Mista do Cinturão Verde. Os alimentos fornecidos são frutas e hortaliças, biscoitos, pães e bolachas enriquecidas com mesocarpo de babaçu e cumaru e rapadura.
Um total de 6.791 pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar atendidas pelo Banco de Alimentos do Sesc Mesa Brasil e Hospital do Câncer, ambos estabelecidos em Cuiabá, e Centro de Referência de Assistência Social, do município de Cáceres, serão beneficiadas com a doação simultânea dos alimentos.
Na operacionalização do PAA-CDS, a Conab compra alimentos frescos de ótima qualidade, a preços remuneratórios do agricultor familiar, e faz a doação simultânea a escolas, hospitais e pessoas em situação de risco alimentar e nutricional. Este ano estão previstas a contratação de 27 propostas no valor total de R$ 3,7 milhões, para a aquisição de 953,66 mil kg de produtos com estimativa de beneficiar 489 produtores e 132 mil pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar, somente no estado.
Leia mais: Pesquisa da Conab levanta dados da safra de cana-de-açúcar em Mato Grosso