A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz/MT) ampliou o prazo para as empresas industriais regularizarem as omissões nos registros referentes ao controle da produção e do estoque (registros K200 e K280), que devem ser informados no Bloco K da Escrituração Fiscal Digital (EFD). Com isso, os contribuintes deverão apresentar os dados até o dia 31 de outubro de 2021.
Essa é uma extensão ao prazo inicial oportunizada aos contribuintes, já que a data limite para entrega definitiva das notificações emitidas no mês de agosto expirou no dia 20 de setembro de 2021.
A medida foi adotada em atendimento às associações do setor que apresentaram ofícios solicitando a prorrogação do prazo para cumprimento da obrigação. De acordo com elas, no interior do Estado, principalmente municípios localizados no norte de Mato Grosso, existem muitas dificuldades em deslocamento de pessoal e encontrar redes de internet disponíveis.
A alteração do prazo é benéfica tanto ao contribuinte, que terá mais tempo para prestar informações, quanto ao Estado, que tem grande interesse em receber todas essas informações e de forma correta.
Com isso, a Sefaz deferiu a solicitação de prorrogação do prazo fixando para o dia 31 de outubro de 2021, destacando que o contribuinte que não cumprir o prazo, será penalizado.
Importante lembrar que todas as datas de início de obrigatoriedade do Bloco K são definidas em âmbito nacional, por meio de Ato Cotepe e Confaz.
Para entender melhor, o sistema chamado Bloco K, é um conjunto de informações declaradas na Escrituração Fiscal Digital, que dizem respeito à produção e ao respectivo consumo de insumos, bem como do estoque escriturado. A legislação de 2016 elenca datas de início dessa obrigatoriedade, divididas por setor e tamanho das empresas industriais ou ele equiparados, como atacadistas.
Leia também: Sefaz altera prazos para emissão de documentos fiscais, inclusive da NF-e