Com a participação de dezenas de empresas russas especializadas na área de tecnologia agrícola (agrotechs), a Fecomércio/MT realizou ontem (14), um encontro entre representantes do país euro-asiático, entidades do setor do agronegócio e governo do Estado, visando estabelecer maior conexão comercial com Mato Grosso. Na primeira década dos anos 2.000, a Rússia era o maior mercado consumidor da carne produzida em Mato Grosso, especialmente a bovina.
Além da presença de empresários, o intercâmbio comercial e tecnológico, que ocorreu na sede da Federação, também contou com a participação do presidente da Fecomércio/MT, José Wenceslau de Souza Júnior, e os adidos Comercial, Viktor Sheremetker, e Agrícola, Andrey Yurkov.
“Queremos deixar à disposição as empresas de nosso país para que possamos, cada vez mais, estreitar nossas relações comerciais, visto que Mato Grosso já é o quarto maior importador de produtos russos e com crescimento econômico impressionante”, disse Viktor Sheremetker.
Leia também: Sustentada pelo recorde da soja, exportação de MT já supera todo ano de 2020
O presidente da Fecomércio/MT lembrou a importância de se promover ações que ajudem no desenvolvimento dos setores produtivos. “Quando um setor produtivo vai bem, os outros setores da economia também costumam se beneficiar. A Fecomércio/MT tem buscado integrar suas ações com as demais federações (Famato e Fiemt) com o propósito de fortalecer o desenvolvimento de Mato Grosso”, disse.
Já a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação (Seciteci/MT), Letícia Auxiliadora de Figueiredo Oliveira, lembrou-se do primeiro Parque Tecnológico de Mato Grosso, que será construído em Várzea Grande. “Este empreendimento vai promover e estimular a cooperação entre instituições de pesquisa, universidade e empresas. Uma estrutura completa que possibilitará a realização de intercâmbio tecnológico entre países parceiros”.
Para o diretor executivo do Fórum Agro MT, Xisto Bueno, a participação no evento vem ao encontro com os objetivos do Fórum. “Além de fomentar a integração das cadeias produtivas, esta reunião na Fecomércio/MT com representantes de outros setores produtivos, contribui no fortalecimento e crescimento do setor do agronegócio”.
Também participaram do evento representantes da Famato, Acrimat e Acrismat, Agência de Fomento – Desenvolve MT, Assembleia Legislativa, e Prefeitura de Sinop, além de veículos de imprensa.
Resumo sobre a Rússia
A capital da Rússia é Moscou, a cidade mais desenvolvida e populosa com relação às demais existentes no país, contemplando 11,92 milhões de habitantes. É o centro político, cultural, econômico e científico. Em toda Rússia são 144,1 milhões de habitantes (2020).
A vasta geografia da Rússia é um importante determinante de sua atividade econômica, com algumas fontes estimando que a Rússia detém mais de 30% dos recursos naturais do mundo, com abundância de petróleo (segundo maior exportador do mundo), gás natural (com as maiores reservas e a maior exportação do mundo) e metais preciosos.
Outros pontos importantes:
- A Rússia, junto de nações vizinhas, integrou durante a maior parte do século XX a União Soviética.
- A geografia russa é caracterizada pela presença de rios extensos, pelas formações de planícies e planaltos, pelos climas temperado e polar e pelas vegetações de tundra, taiga e estepes.
- A economia da Rússia tem uma participação significativa do setor primário, uma forte atuação da indústria de base e o protagonismo das atividades terciárias.
- O país detém uma boa oferta de serviços públicos para a população, com destaque para a baixíssima taxa de analfabetismo.