Está disponível para o empreendedor de Mato Grosso um programa para incentivar mulheres de todas as idades e jovens, entre 18 a 29 anos, que estejam à frente de seus negócios como proprietários ou sócios da empresa e que desejam investir ou melhorar o seu empreendimento. A iniciativa oferece uma linha de crédito no valor de até R$ 15 mil para microempreendedor individual (MEI), micro e pequena empresa.
Conforme Jair Marques, presidente da Desenvolve MT, o foco é o empreendedor que busca financiar insumos ou serviços relacionados à atividade produtiva da empresa. Como aquisição de softwares, material de construção, móveis e utensílios nacionais novos, máquinas e equipamentos, mercadoria de revenda entre outros. O prazo para pagamento é de até 42 meses, com seis meses de carência e taxa de juros de 0,37% ao mês.
Não há limitador do tempo de faturamento da empresa para tomar o crédito. Do total financiado, 70% deverá ser utilizado para investimentos sendo pagamento direto ao fornecedor, e 30% para capital de giro. Caso a empresa possua alguma pendência poderá utilizar o recurso em até 30% para limpar o nome. E se o empreendedor for pessoa física poderá formalizar no portal MEI do Governo Federal, antes da solicitação do crédito.
VEJA AQUI MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO
Esse programa foi lançado em dezembro do ano passado pelo governador Mauro Mendes, que destinou R$ 50 milhões visando a geração de emprego, renda e o desenvolvimento dos negócios em Mato Grosso. “Temos feito um grande esforço para que o programa seja uma ação complementar às ações sociais para que possam melhorar a qualidade de vida garantindo emprego e renda para as famílias mato-grossenses”, acrescenta Jair Marques.
COMO CONTRATAR – Os interessados podem solicitar o crédito pelo portal www.desenvolve.mt.gov.br, clicar no banner que aparece na capa do site e seguir o passo a passo. Ao solicitar o crédito, ele será redirecionado para o portal de crédito exclusivo da agência. O empreendedor poderá também simular o crédito a ser financiado antes de contratar.
A empreendedora Leidiana da Silva Lemos é dona de um e-commerce, há três anos, de roupas femininas voltada para o público evangélico.
A empreendedora é um exemplo de disposição e agilidade, assim que ficou sabendo do lançamento da linha de crédito já vislumbrou uma oportunidade de alavancar o seu negócio. “Com o crédito, pretendo garantir o meu estoque de roupas para atender as minhas clientes e já fomentar as vendas no começo do ano”.
Apesar de ter um espaço físico com os seus produtos, Leidiana explica que em torno de 95% das vendas são feitas de forma online.
Leia também: Impacto da pandemia nos pequenos negócios é avaliado pelo Sebrae