Em 1958, começava a funcionar em Mato Grosso a entidade de maior representação no comércio de bens, serviços e turismo do Estado, a Fecomércio/MT. Atualmente presidida pelo comerciante José Wenceslau de Souza Júnior, a entidade impactou o setor com inúmeras ações e inovou em serviços e contribuições aos empresários mato-grossenses.
Para Wenceslau Júnior, as mudanças realizadas nos últimos três anos de gestão em meio à onda de pandemia por Covid-19 foram desafiadoras. “Durante a pandemia por Covid-19, a federação esteve presente no dia a dia do comerciante. Até durante o período mais crítico, a entidade manteve diálogo e se impôs perante os governos municipal e estadual para manter o comércio de portas abertas”.
Ações publicitárias nas TVs e mídias sociais, como o vídeo ‘Retomada do comércio local’ também contribuíram para que a população conhecesse mais a realidade do comerciante, inclusive, o filme foi finalista na categoria do Prêmio Nacional Profissionais do Ano da Rede Globo. Ao todo, obteve mais de 500 mil visualizações nas mídias sociais da federação.
Entre diversas ações promovidas nos últimos três anos, destaca-se a criação de produtos inovadores para atender as demandas do comércio. O primeiro foi o lançamento, em 2020, do Instituto de Pesquisa e Análise da federação, o IPF/MT, que oferece base para o empresário na tomada de decisões, por meio de estudos e pesquisas.
O outro produto, mais recente, é o Feshop, uma loja virtual do comércio mato-grossense, que reúne tecnologia voltada exclusivamente para atender ao varejo. A nova plataforma on-line disponibiliza atendimento por whatsApp, anúncio em mídias sociais, diversas formas de pagamento e logística de entrega.
No acompanhamento de matérias legislativas de interesse do comércio, a federação atua na Rede Nacional de Assessorias Legislativas (Renalegis) junto à Assembleia Legislativa de Mato Grosso e na Câmara Municipal de Cuiabá, primeira do país a implantar o sistema.
O presidente da Fecomércio/MT também destaca a realização de eventos envolvendo candidatos ao governo do estado e à Prefeitura de Cuiabá, em 2018 e 2020, respectivamente. “Foram ações que possibilitaram conhecer os planos de governo direcionados ao setor comercial e à sociedade em geral. Tudo isso nos fez tornar referência no estado e importante fonte de informação”.
Além disso, outros eventos contribuíram para ampliar o conhecimento dos comerciantes e dos profissionais do estado, como o ‘Webinar Fecomércio/MT – Superar para Crescer 2021’ e ‘LGPD – Mitos e Verdades’.
O telão do Impostômetro, que foi lançado em 2019, foi utilizado para informar ainda mais a população com a divulgação dos dados do Vacinômetro de Cuiabá. Outra ação importante foi para o setor do turismo. A Fecomércio/MT retomou o funcionamento do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade, o Cetur/MT, fortalecendo o segmento no Estado.
O processo de expansão das unidades envolvendo o Sesc e o Senac no estado também está no radar da atual diretoria. A ampliação do Sistema Comércio em diversos municípios do estado visa atender a população comerciária (trabalhadores do comércio) e população em geral. Além da realização de projetos bem-sucedidos, como o ‘Fecomércio na Estrada’.