O município de Campo Novo do Parecis terá uma horta comunitária. Este projeto é uma parceria entre Sindicato Rural, Prefeitura e Senar-MT e tem o apoio da Câmara de vereadores e lideranças locais.
Na semana passada foi aprovado o projeto de lei 014-2022 que concede o direito de uso pelos próximos 20 anos da área onde será implantada a horta comunitária. O projeto foi aprovado por unanimidade em plenário, acompanhado de regime de urgência especial. Foram cedidas duas áreas sendo uma de 1800 m2 e 1940 m2, localizadas no residencial Flor do Cerrado, no bairro Jardim das Palmeiras.
Aulas práticas dos cursos do Senar-MT devem ser realizadas no novo espaço, com foco na cadeia de olericultura. Mais que o cultivo das plantas e disseminação de conhecimento, o sonho inclui a implantação de um ambiente para as crianças. Um dos objetivos é mostrar como funciona uma horta e ensiná-las a cultivar as plantas.
Leia também: Feiras agropecuárias voltam a movimentar agro mato-grossense
A ideia é promover o uso de terrenos ociosos em “áreas verdes”. É envolver a comunidade no projeto e promover a saúde através da produção agroecológica de verduras, legumes e frutas que devem compor a dieta alimentar das famílias de baixa renda.
Além do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, a prefeitura também é parceira. O coordenador de polos tecnológicos, Wlademiro Neto, diz que aqueles que quiserem se tornar parceiros deste projeto devem procurar o Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis ou o Senar-MT.
Leia mais: CNA e Famato realizam Programa de Intercâmbio AgroBrazil em Mato Grosso