A Câmara dos Deputados pode votar um Projeto de Lei que endurece as regras para os institutos de pesquisas. O presidente da Casa, deputado Arthur Lira (Progressistas), disse que pode pautar a proposta do deputado Ricardo Barros (Progressistas), líder do governo, ainda nesta semana. Já no Senado Federal, o senador Marcos do Val (Podemos) conseguiu as assinaturas necessárias para a instalação de uma CPI que investigue os institutos.
Os senadores por Mato Grosso, Jayme Campos (União Brasil) e Wellington Fagundes (PL) integram o grupo de congressistas que assinaram o requerimento para a criação da CPI. O documento foi proposto na semana passada. Para que a criação da CPI avance, o requerimento precisa ser lido no plenário.
Os institutos passaram a ser alvo da ira da direita depois de errarem nas pesquisas nas vésperas das eleições do último dia 2, ainda no primeiro turno do pleito.
Leia também: Superávit primário poderá fechar 2022 acima do previsto, diz Tesouro
Agora, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), precisa ler o requerimento em plenário para que a comissão seja instalada. Contudo, a oposição lembra que, antes da CPI dos institutos de pesquisas, é necessário instalar outra CPIs, como a CPI do MEC.
Esse foi um acordo que os senadores fizeram antes do período eleitoral. Na Câmara dos Deputados, também pode ser votado um projeto que visa garantir o fundo financeiro para o pagamento do piso salarial dos enfermeiros. O projeto, que passou no Senado, permite o remanejamento de recursos para combater a pandemia da Covid-19 para o pagamento do piso, principalmente de Estados e municípios, até o final de 2023.
Leia mais: Governador viaja a Brasília para declarar apoio integral a Jair Bolsonaro
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO