O produtor rural Vilmondes Sebastião Tomain foi eleito nesta sexta-feira (18/11) o novo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) para o triênio 2023-2025. Tomain substituirá o atual presidente Normando Corral a partir de 1º de janeiro de 2023. A votação aconteceu na sede da Famato, em Cuiabá.
A votação foi feita por presidentes de 91 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Dos 91 votos, sessenta (60) foram para a chapa 1 “União Fortalecida” encabeçada por Vilmondes Tomain, trinta (30) para a chapa 2 “Renovação, Trabalho e Transparência” liderada pelo produtor rural Francisco Olavo Pugliesi de Castro e um (1) voto nulo.
Em sua primeira manifestação após o resultado, Vilmondes Tomain agradeceu o apoio dos presidentes dos sindicatos rurais pela votação expressiva, destacou a união do setor na defesa do produtor rural e falou dos desafios que a nova gestão terá pela frente.
“Esse resultado mostra que a nossa classe está unida na defesa dos interesses do produtor rural, do fortalecimento do sistema sindical rural e do agronegócio mato-grossense. O momento político em que o país está vivendo é delicado, reflete em nosso estado, líder na produção de grãos e carne do país, contudo nos impulsiona a trabalhar mais para fortalecer o setor produtivo, a superar as dificuldades e a solucionar os problemas”.
Vilmondes falou ainda sobre a responsabilidade da nova diretoria no desenvolvimento do agro. “Somos uma diretoria colegiada, na qual cada um vai assumir sua cota de responsabilidade e tarefas. Vamos fazer deste sistema uma grande trincheira em defesa do produtor rural mato-grossense”, discursou o novo presidente.
Currículo – Vilmondes Tomain, 62 anos, é natural de Conceição das Alagoas (MG). Dedica-se às atividades de agricultura e pecuária. Estabeleceu-se em Mato Grosso em 1988, ano em que adquiriu uma propriedade rural da região do Araguaia. Em 2007 foi eleito presidente do Sindicato Rural de Barra do Garças. Na Famato ocupou os cargos de suplente da Vice-presidência Região Noroeste – Barra do Garças, foi Conselheiro Fiscal de 2010 a 2016 e no período de 2017 a 2022 ocupa o cargo de diretor Administrativo e Financeiro.
Leia também: MT busca certificação para apresentar a ‘carne do Pantanal’
Integram a chapa vencedora União Fortalecida:
Chapa 1, “União Fortalecida”:
Presidente: Vilmondes Sebastião Tomain
1º Vice-presidente: llson José Redivo
2º Vice-presidente: Amarildo Merotti
Diretor de Relações Institucionais: Ronaldo Vinha
Vice-diretor de Relações Institucionais: Tiago Stefanello Nogueira
Diretor Administrativo Financeiro: Robson Marques
Vice-Diretor Administrativo Financeiro: Wildon Cardoso de Souza
1º Suplente da Diretoria: Alexandre Pizzolato
2º Suplente da Diretoria: Celso Domingos Nogueira
3º Suplente da Diretoria: Otalécio Januário de Sá
4º Suplente da Diretoria: Joaquim José de Almeida Junior
5º Suplente da Diretoria: Paulo André Zen
Vice-presidente Região I: Marcelo Fontanelle
Suplente: Nelson Yoyti Obuti
Vice-presidente Região II: Anísio Vilela Junqueira Neto
Suplente: Alex Wisch
Vice-Presidente Região III: Silvano Filipetto
Suplente: Ana Maria Callegari Onuma
Vice-presidente Região IV: Michel Perez Leinat
Suplente: Raul Santos Costa Neto
Vice-presidente Região V: Marcos Roberto Bravin
Suplente: Roberto Carlos Montagna
Conselho Fiscal Efetivo: Euclides Maciel da Cruz, Jose Lino Geraldo Martins Rodrigues, Ademilson Pereira de Queiroz
Conselho Fiscal Suplentes: Maria das Dores de Souza, Ricardo da Silva Correa, Etso Rosolin
(Com assessoria)