O Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil Seção Mato Grosso (IEPTB/MT) informa que as pessoas inadimplentes contam com mais facilidade para quitar suas dívidas protestadas: a renegociação dos valores diretamente nos Cartórios de Protesto ou de forma online.
A presidente do Instituto, Niuara Ribeiro Roberto Borges, explica que o procedimento a ser adotado pelo devedor é simples. “Basta comparecer ao Cartório de Protesto de sua cidade ou pela internet, informar todos os dados do credor, e dizer quais são suas condições para pagar a dívida. Com essas informações, o tabelião de protesto entrará em contato com o credor e apresentará a proposta. Pode o credor aceitá-la ou formular uma contraproposta, que será repassada ao devedor”, frisou.
Leia também: Quase 75% das famílias cuiabanas estão endividadas nesse fim de ano
A renegociação de dívidas oriundas de títulos e documentos de dívidas já protestados pelos Tabelionatos de Protesto é um procedimento legal e autorizado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, por meio do Provimento nº 18/2019.
Todos os Cartórios de Protesto contam com equipes específicas para prestarem atendimentos qualificados voltados à renegociação de dívidas, autorizada pelo Provimento 72 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).