O melhor momento de vendas para o comércio varejista chegou: o Natal e as festividades de fim de ano que envolvem confraternizações, passeios mais frequentes, viagens e até o retorno do tradicional amigo oculto. Com vontade de presentear e retomar os encontros familiares – prejudicados nos últimos dois anos pela pandemia do coronavírus – é que as entidades do setor traçam metas e apontam potenciais de vendas. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), as vendas em 2022 podem crescer em até 15% sobre o realizado e 2021, ano ainda marcado pelos impactos da Covid-19.
“O fim de ano é o principal período de vendas do varejo e a autorização da extensão dos horários, possibilita para os empresários como um todo melhorar as vendas, então, é momento de investir em equipe e focar no bom atendimento”, completa Granja. O superintendente aproveita para orientar a população para que não deixe para ir às compras na última hora. “Se você se antecipa, consegue se planejar melhor, pesquisar, analisar o orçamento pessoal e realizar compras de forma consciente”, aponta o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja
O núcleo de inteligência de mercado da CDL Cuiabá destaca que para o principal momento em vendas do varejo, o Natal, 78,7% dos entrevistados afirmaram que pretendem fazer compras. Os presenteados serão os filhos(s) e mães com 19,7% cada, seguidos dos pais com 17,1%, 14,2% esposo (a), 8,8% sobrinho (s), 5,6% irmão (ã) e entre outros familiares e amigos.
O valor gasto será maior para 34,7%, sendo R$ 1.002,61 em média para a compra de seis presentes. Dentre os itens mais procurados ficam como destaque as roupas e calçados (43,6%), seguidas pelos brinquedos/pelúcias (18,6%), produtos para beleza (perfumes/cosméticos) 14,5%, acessórios (6,8%), celulares/smartphones/eletrônicos (4,6%), entre outros.
Conforme o superintendente ainda, “ao analisar todos os dados coletados com os seus devidos cruzamentos somados com o cenário econômico ocorrido durante o ano, a expectativa de crescimento fica em aproximadamente 15%. Com isso, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso juntamente com a CDL Cuiabá e outras do Estado, organizaram uma mega campanha de prêmios que permitirá principalmente as lojas físicas a gerarem uma ótima estratégia de atração de clientes para dentro das suas empresas e aproveitar esse excelente período de vendas”, disse Granja, reforçando que a pesquisa indicou ainda que 74,2% dos entrevistados falaram que gostam de concorrer a prêmios e 70% consideram como fator decisivo na hora de fazer compras a participação em sorteio de prêmios
NATAL PREMIADO CDL – Com objetivo de estimular a economia da Capital e dos municípios de Mato Grosso participantes, a CDL Cuiabá lançou a campanha Natal Premiado CDL, que teve início no dia 25 de novembro e vai até 8 de janeiro. A cada R$ 50 gastos nas empresas participantes, o consumidor tem direito a um cupom. As notas fiscais de compras e os comprovantes de pagamentos dos cartões devem ser cadastrados no site: natalpremiadomt.com.br até o dia 10 de janeiro.
As notas são acumulativas e o sorteio acontecerá no dia 13 de janeiro, além disso, as compras efetuadas que tiverem as suas transações processadas na maquininha do Sicredi darão direito ao consumidor participante triplicar as chances, ou seja, dão direito a três cupons.
Os prêmios são: Dois Toyota Yaris zero km, 30 vales-compras no valor de mil reais cada, dois caminhões de prêmios e quatro motos Honda Biz zero km.
FUNCIONAMENTO – As lojas de rua de Cuiabá e Várzea Grande estarão abertas até às 22h e as de shoppings centers até às 23h. Nesta semana, de 19 à 23, o atendimento será diferenciado. Vale tudo para atingir a meta de aumentar as vendas em cerca de 15% em relação ao mesmo período do ano passado,
“Os novos horários valem tanto para as lojas de rua, quanto para as dos shoppings centers e são oportunidade de venda para o lojista e de compra para o consumidor”, completa Granja.
Conforme o calendário, para as lojas de rua das duas cidades nos dias 19 a 23, atendimento até às 22h. No dia 24, até às 20h. Nos dias 26 a 30, até às 22h e no dia 31, até às 18h.
Nos shoppings centers, também de Cuiabá e Várzea Grande, o atendimento será até às 23h de 17 a 23. No dia 24, das 10h até às 19h. Entre os das 26 a 30, das 10h até às 22h e no dia 31, das 10h até às 18h.