A safra 2021/22 de milho, em Mato Grosso, foi caracterizada pela demanda elevada, preços em altos patamares e recorde de área e produção, resumiram os analistas do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
“Para se ter uma ideia, o preço ponderado pela comercialização subiu 22,44% nessa temporada até o mês de novembro/22, em virtude da alta demanda pelo cereal e oferta restrita no mercado mundial. Esse cenário refletiu no incremento da área plantada em 22,36%, consolidando em um recorde de 7,18 milhões de hectares (ha)”, destacam.
Mesmo com a produtividade prejudicada em algumas regiões pela escassez hídrica, que ocorreu no período de desenvolvimento da safra, a produção alcançou 43,84 milhões de t, 34,62% acima em relação à safra passada.
Com uma oferta recorde e demanda externa aquecida, as exportações do grão que, de julho/22 a novembro/22, aumentaram em 67,55% frente ao mesmo período do ano passado, sendo estimado que até o final da safra, somem 26,90 milhões t do cereal mato-grossense enviado ao exterior.
Leia também: Oferta mato-grossense de grãos e fibra pode se aproximar de 150 mi t até 2032
O Brasil é a única opção de abastecimento, a partir de fevereiro, do mercado mundial. A afirmação é do analista sênior da Consultoria TF Agroeconômica, Luiz Carlos Pacheco. Ele explica que todos os relatórios recebidos dos Estados Unidos nesta semana falam da “forte concorrência do milho brasileiro”, motivo pelo qual as cotações de Chicago devem cair. No entanto, o analista sênior da Consultoria TF Agroeconômica entende que os prêmios no Brasil “devem subir durante o próximo mês de janeiro e, com eles, os preços domésticos do milho, que começará a ser disputado pelas indústrias e pelas Tradings”.
NOVA SAFRA – O custeio da safra 2022/23 em Mato Grosso ficou estimado R$ 3.335/ha, incremento de 40,13% no comparativo com a safra passada. Com essa alta, o ponto de equilíbrio para que o produtor consiga cobrir o seu custo de produção na safra 2022/23 ficou em R$ 40,70/sc, alta de 18,80% frente a safra passada.