Ocorreu nesta quarta-feira (01) a posse dos 24 deputados estaduais de Mato Grosso. Pensando na importância do papel de um parlamentar, o MT Econômico acompanhou a posse e trouxe uma matéria especial explicando o dever que esse cargo público possui em prol da população.
O evento da posse foi realizado no Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e foram convidados representantes de outros poderes e de segmentos da sociedade civil, além de autoridades.
A cerimônia dos empossados da 20ª Legislatura, com início em 01 de fevereiro de 2023 e término em 31 de janeiro de 2027, teve a entrega dos diplomas concedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, assim como as declarações de bens dos empossados.
Os 24 deputados estaduais de Mato Grosso foram empossados e como estabelecido pelo regimento interno da Casa de Leis, antes de assinarem o termo de posse e ser declarado o início da atual legislatura, os parlamentares assumiram compromisso de maneira coletiva e depois, individualmente, na tribuna de desempenhar o mandato com lealdade e respeito às constituições estadual e federal.
O que faz um deputado estadual
O deputado estadual é representante da população no estado e compõe as assembleias legislativas, sendo responsáveis pela elaboração e aprovação de leis que estiverem relacionadas aos temas pertinentes do território estadual.
Com mandato de 4 anos, os deputados estaduais participam das sessões plenárias do parlamento estadual e dos trabalhos das comissões. Atendem os eleitores de sua região, representantes de entidades, lideranças de diversos segmentos e órgãos governamentais.
Cada unidade da federação tem de 24 a 94 deputados estaduais. O número varia de acordo com a quantidade de eleitores e a representação do estado na Câmara dos Deputados.
A função principal do deputado estadual é a de apresentar projetos de leis, emendas à constituição estadual, decretos legislativos, além de votar outros projetos encaminhados por outros deputados e pelo governador.
Os parlamentares estaduais também são responsáveis pela fiscalização contábil e financeira do estado. Entre as prerrogativas está a possibilidade de fazer diligências pessoais e fiscalizar o trabalho dos órgãos públicos.
As sessões são organizadas pela Mesa Diretora do parlamento. Durante a cerimônia realizada em Mato Grosso, também foram empossados os membros da Mesa do Legislativo.
Leia também: Eleição de hoje vai reconduzir Eduardo Botelho à presidência da ALMT
Mesa diretora da ALMT
Logo após a posse, no Plenário Renê Barbour ocorreu a eleição da Mesa Diretora, onde o presidente da ALMT, deputado estadual Eduardo Botelho (União) foi reeleito para o biênio 2023-2025. Botelho ficará responsável por um orçamento de R$ 600 milhões da Casa de Leis, juntamente com os demais membros que compõem a Mesa.
Composição da Mesa Diretora biênio 2023-2025:
Presidente: Eduardo Botelho (União Brasil)
Primeiro-secretário: Max Russi (PSB)
Primeira-vice-presidente: Janaina Riva (MDB)
Segundo vice-presidente: Wilson Santos (PSD)
Segundo-secretário; Valdir Barranco (PT)
Terceiro-secretário: Gilberto Cattani (PL)
Quarto-secretário: Valmir Moretto (Republicanos)
Abaixo a lista completa dos 24 deputados empossados:
Beto Dois a Um (PSB)
Carlos Avallone (PSDB)
Claudio Ferreira (PTB)
Diego Guimarães (REPUBLICANOS)
Dilmar Dal Bosco (UNIÃO)
Dr. Eugênio (PSB)
Dr. João (MDB)
Eduardo Botelho (UNIÃO)
Elizeu Nascimento (PL)
Fabinho Tardin (PSB)
Faissal (CIDADANIA)
Gilberto Cattani (PL)
Janaina Riva (MDB)
Juca do Guaraná Filho (MDB)
Júlio Campos (DEM)
Lúdio Cabral (PT)
Max Russi (PSB)
Nininho (PSD)
Paulo Araújo (PP)
Sebastião Rezende (UNIÃO)
Thiago Silva (MDB)
Valdir Barranco (PT)
Valmir Moretto (REPUBLICANOS)
Wilson Santos (PSD)
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO