Agricultura se faz com muito trabalho, investimento em pesquisa e tecnologia, mas também depende da previsão do tempo. Pouca ou muita chuva faz toda a diferença para uma safra de sucesso e com boa produtividade.
O professor e consultor Vinícius Mendes, destaca que atualmente o segmento domina a genética da planta, fertilidade do solo, maquinários. “Nosso único entrave para o aumento da produtividade é a má distribuição de chuvas e a irrigação vem para complementar este trabalho”, explica Vinicius.
Segundo ele, o produtor rural consegue fazer duas ou três safras e aumentar a produtividade com investimentos em tecnologias de irrigação, tornando o negócio mais sustentável. “Ano passado demorou a chover, por exemplo. Com a irrigação, o produtor consegue aproveitar as janelas corretas de plantio e os melhores preços de comercialização”.
Leia também: VBP mato-grossense encolhe em 2023 e deve somar pouco mais de R$ 204 bilhões
Além disso, o consultor revela que os pivôs de irrigação lançam muito mais que apenas água nas lavouras. “Com equipamentos e monitoramento corretos, o agricultor poderá usar o equipamento para pulverizar, pode ter câmeras de alta precisão para identificação de pragas e doenças, telemetria, acionamento remoto, tudo isso vamos demonstrar para os interessados”, conta.