O volume de vendas do comércio mato-grossense superou a média nacional no primeiro trimestre, ao registrar alta anual de 5,7%. O percentual, apresentado, ontem, pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE, é o maior do Centro-Oeste para o período.
De janeiro a março, por exemplo, Mato Grosso do Sul contabilizou ganho anual de 4,8% sobre o volume de vendas, Goiás, 1,2%, Distrito Federal, -0,2% e o Brasil fechou o período com alta de 2,4%.
O setor ainda registrou alta de 0,3% na passagem de fevereiro para março e ainda evolução de 2,3% na comparação entre março desse ano ante igual momento do ano passado.
De fevereiro para março de 2023, o volume de vendas do comércio varejista do País cresceu 0,8%, com resultados positivos em 23 das 27 Unidades da Federação. As maiores altas foram no Espírito Santo (5,7%), Paraíba (5,4%) e Alagoas (4,8%). Por outro lado, houve quedas em quatro das 27 UFs: Rio de Janeiro (-2,0%), Distrito Federal (-1,4%), Tocantins (-1,1%) e Maranhão (-1,0%).
Leia também: Mato Grosso movimentou R$ 1,7 bi no comércio eletrônico nos últimos sete anos
No País, o volume de vendas do comércio cresceu 0,8% em março frente a fevereiro de 2023. Na comparação com março de 2022, houve alta de 3,2%, enquanto no indicador dos últimos 12 meses o crescimento foi de 1,2%. No primeiro trimestre do ano, as vendas do comércio registraram crescimento de 2,4% comparado ao mesmo período de 2022.
“Esse aumento de 0,8% representa a saída de uma estabilidade em fevereiro para um resultado que podemos considerar como crescimento. Além disso, ao observarmos os últimos três meses juntos, vemos ganho de patamar de 4,5% em relação a dezembro do ano passado, último mês de queda”, comenta o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.