Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado nesta quinta-feira, 21 de setembro, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia (CBH – Alto Araguaia) e o Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP), promovem o 1º Concurso de Redação e Desenho, que vai premiar estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Escola Estadual Francisco Dourado, em Barra do Garças, e também, crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, que integram o Projeto Agente Mirim, desenvolvido pelo Sindicato dos Policiais Penais e alunos do Ensino Fundamental (5º Ano) da Escola Municipal Paulo Freire do Município, no município de Ribeirãozinho. Nessas entidades, membros do CBH Alto Araguaia desenvolvem ações de educação ambiental.
O objetivo do Concurso de Redação e Desenho é despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados à natureza, a importância da preservação ambiental, o plantio de árvores para a melhoria da qualidade de vida da população e o cuidado com as nascentes dos rios para a segurança hídrica no Vale do Araguaia.
Na próxima semana, dia 28 de setembro, o lançamento acontece na Escola Municipal Paulo Freire em Ribeirãozinho. E dia 7 de outubro, será lançado junto as crianças e adolescentes do Projeto Agente Mirim.
Leia também: Mato Grosso vai gerar 6,1 GW de energia elétrica; 91% serão de fontes limpas
Os participantes terão uma semana para realizar os trabalhos, seja de redação (prosa ou poesia) ou desenho, que devem ser entregues na secretaria da unidade matriculado. Os melhores trabalhos ficarão conhecidos no dia 5 de novembro, com entrega de premiações, sendo as categorias divididas por idade (até 12 anos e acima de 12 anos) e tipo (desenho, redação/prosa e poesia).
As redações serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios: I- Adequação ao tema; II- Criatividade e originalidade; IV- Ineditismo; V- Coerência e coesão no texto escrito; VI- Cumprimento às normas gramaticais da língua padrão; VII- Uso do vocabulário. Já os desenhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: I- Adequação ao tema; II- Criatividade e originalidade; III- Ineditismo.
Essa iniciativa integra as ações desenvolvidas no âmbito do Projeto de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia, que busca conscientizar a importância da recuperação e preservação das nascentes e afluentes no entorno do Córrego Fundo, em Barra do Garças, para um equilíbrio duradouro do ciclo das águas na região do Araguaia, tendo como apoiador, o Banco Bradesco.
Mais informações nas redes sociais @cbhaltoaraguaia e @cpp_pantanal