Com 34,4 milhões de cabeças, Mato Grosso é o maior produtor brasileiro de gado e em 2022 embarcou US$ 3 bilhões de carne bovina para outros países, sendo o maior exportador do país em volume. O Estado é parte importante do desenvolvimento econômico do país, por meio da agropecuária.
Dados do Centro de Dados Econômicos de Mato Grosso (DataHub MT) apontam que 20 milhões de pessoas conseguem ser alimentadas com a carne produzida e processada no Estado por ano, o que corresponde a 10% da população do país, sendo sete vezes maior que a população de Mato Grosso. O cálculo converte o volume de carne exportada em grãos-equivalentes, o que chega a uma média de 6,8 milhões de toneladas.
Essa cadeia, além da geração de empregos, rendas e outras benfeitorias, revela aos consumidores que a carne de Mato Grosso possui certificação e integra o rol da economia verde.
Além da população brasileira, a carne mato-grossense chega ao Egito, à China, à Turquia, aos Estados Unidos e vários outros países. Mato Grosso ajuda alimentar o mundo. Nos últimos 10 anos, a exportação do Estado cresceu em média 220% e, as estimativas apontam que a exportação de carnes deve ter um aumento de 11% a cada ano, podendo chegar a marcar de US$ 3,7 bilhões.
Leia também: Pesquisa IBGE confirma liderança de MT na pecuária brasileira: 34,2 mi de cabeças
“Os rebanhos também devem crescer 2% ano e até 2026 o Estado atingirá a marca de 36 milhões de cabeças de gado. Esses números impactam a vida do mato-grossense, já que o maior rebanho do mundo gera empregos e renda para a população”, comentou o coordenador do DataHub MT, Vinicius Hideki Kitagaki.
Ao todo, Mato Grosso participa da produção de alimentos direta e indiretamente, respondendo por 15% do rebanho nacional.