A Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir) e o Instituto Mato-grossense do Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigação (Imafir MT), enviaram representantes para Feira China International Import Expo (CIIE), em Shanghai, em busca de novos mercados e parceiros. Dentro da extensa agenda de reuniões, os diretores da Aprofir, Leandro Lodea e Afrânio Migliari, de um encontro de trabalho com a equipe da General Administration of Customs of the People’s Republic of China (GACC).
A GACC é o órgão do governo Chinês que regula e autoriza a importação de produtos com acordos fitossanitários. A principal pauta da reunião foi sobre a liberação do comércio para o gigante asiático de gergelim, sorgo, arroz mato-grossense, além do aumento das importações de outras plantas frigoríficas da carne em Mato Grosso.
Leia também: Arroz e feijão devem ter recuperação de área plantada na safra 2023/24
Segundo o diretor executivo da Aprofir, Afrânio Migliari, o saldo da reunião foi muito proveitoso e contou com a importante articulação do governador Mauro Mendes, que expôs aos técnicos da GACC as potencialidades de produção de gergelim, sorgo e arroz. “Nós estamos lutando para a entrada de nossos produtos aqui, e eles agora estão liberando a importação de gergelim e nessa conversa com a GACC, o governador Mauro Mendes apresentou dados da produção agrícola do estado, sugeriu parcerias e o interesse de Mato Grosso em ampliar a gama de produtos exportados para China. Foi uma reunião muito positiva, com um posicionamento do governador muito interessante, com uma presteza e esforço para a abertura do mercado chinês para nós na área de gergelim e feijão, que tem destaque na produção nacional”, pontuou.