O Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande vai ganhando forma com a construção de dois viadutos e uma nova ponte sobre o Rio Cuiabá. A nova via terá 21,5 quilômetros de extensão, ligando a MT-251, em Cuiabá, até a BR-163/364 em Várzea Grande. O Rodoanel será todo construído em pista dupla e em concreto.
A obra está orçada em R$ 206 milhões, com recursos estaduais e federais. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) é a responsável pela licitação e execução das obras.
A estrutura mais avançada é o viaduto construído sobre a MT-010, a Estrada da Guia. No local já está sendo construída a superestrutura do viaduto, que é por onde os veículos irão passar. Outro viaduto está sendo construído no encontro com a MT-251, a Estrada para Chapada, ainda na fase inicial de fundação.
A ponte sobre o Rio Cuiabá, localizada próximo ao encontro do Rodoanel com a Avenida Antártica, também segue em ritmo acelerado, com a fixação das estacas que sustentarão as duas pontes dentro do rio.
O projeto ainda prevê a construção de uma trincheira no encontro do Rodoanel com a Avenida Antártica e um viaduto no encontro com a BR-163, em Várzea Grande. Também serão construídas duas passagens de nível, que funcionam como retornos, em pontos de maior movimentação.
O Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande será importante para desafogar o trânsito no perímetro urbano das duas maiores cidades de Mato Grosso. O objetivo da construção é tirar os veículos pesados de dentro das duas cidades, possibilitando que caminhões, assim como carros, possam contornar a região metropolitana e seguir viagem de maneira mais rápida.
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Ele terá duas pistas, todas em pavimento rígido, ou seja, em concreto. Há frentes de serviço trabalhando na construção da base da pista no trecho entre a Estrada para Chapada e a Avenida Antártica. No lado de Várzea Grande também está sendo realizada a limpeza do terreno.
O Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande foi licitado em Regime Diferenciado de Contratação Integrado, modalidade na qual a empresa vencedora é responsável pela elaboração dos projetos e execução das obras. Assim que os projetos são aprovados pela Sinfra-MT e pelo DNIT, as obras são iniciadas.
A obra do Rodoanel foi iniciada em 2006, mas ficou paralisada por muitos anos. Ainda há a previsão de construção de um segundo trecho, ligando a Estrada de Chapada até a BR-163/364 na altura do Distrito Industrial de Cuiabá.
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